Pilotos erram aeroporto, pousam em estrada de terra e quebram avião em Mato Grosso

Aeronave semelhante à envolvida no incidente – Imagem: AlfvanBeem, CC0, via Wikimedia Commons

Uma aeronave bimotora de pequeno porte, que estava realizando um voo de táxi aéreo, foi severamente danificada após os pilotos confundirem o local para pouso e acabarem indo parar em uma estrada, quebrando os trens de pouso. O acidente consta no sistema do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA).

O curioso caso aconteceu na quarta-feira da semana passada, dia 8 de dezembro, com o Piper PA-31T Cheyenne I registrado sob a matrícula PR-BBZ, que estava a serviço da Abelha Táxi Aéreo, empresa especializada em serviços aeromédicos.

De acordo com as informações do CENIPA, a aeronave estava realizando a missão aeromédica com dois passageiros e dois tripulantes, no voo que saiu do Aeroporto Internacional de Cuiabá para o aeródromo de Brasnorte, ambos locais em Mato Grosso.

Durante a realização do circuito de tráfego visual até o local previsto para pouso, os pilotos acabaram confundindo a pista em uso e realizaram uma aproximação para pouso em uma estrada de terra próxima ao aeroporto, porém, dentro de uma propriedade particular.

Após o toque e a desaceleração do bimotor, os trens de pouso dianteiro e principal esquerdo não resistiram, fazendo com que a aeronave terminasse bastante danificada na estrada. Embora o CENIPA informe que não houve feridos, o site local Só Notícias comenta que houve ferimentos leves entre os ocupantes e que eles foram levados até um hospital para avaliação.

A Abelha Táxi Aéreo comentou o acidente dizendo que durante a aproximação na pista 26 do aeroporto de Brasnorte, os pilotos julgaram errado o local e acabaram pousando em uma estrada de terra paralela ao local de pouso pretendido, a aproximadamente 500 metros.

A empresa diz que a aeronave percorreu cerca de 250 metros sobre um terreno sem compactação e que a aeronave começou a afundar, causando danos no trem de pouso dianteiro e principal esquerdo, além de danos nas hélices e fuselagem. Imagens do PA-31T danificado podem ser vistas no portal Só Notícias clicando aqui.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias

Local onde avião de Gusttavo Lima causou polêmica já pode receber...

0
Através da portaria 8054, datada de 16 de maio de 2022, a ANAC liberou as operações com jatos no aeroporto Lauro Kurtz, em Passo Fundo