Pilotos fazem curva temerária após a decolagem e recebem dura do controlador em plena fonia

No dia 7 de julho, pilotos de um Boeing 737-800 da companhia aérea americana Sun Country envolveram-se num incidente que poderia ter tido consequências graves, durante a decolagem do Aeroporto Internacional de Los Angeles. Os pilotos iniciaram uma manobra à esquerda que não tinha sido autorizada, colocando-se diretamente na trajetória de um Boeing 737 MAX 8 da Air Canada, que seguida corretamente as suas instruções de voo.

Os voos da Sun Country e Air Canada estavam programados para partir quase simultaneamente das pistas paralelas 24R e 25R, respetivamente. Os pilotos da Sun Country tinham ordens para manter o rumo da pista após a decolagem e só realizar a curva à esquerda após receber instruções da torre de controle.

No entanto, sem permissão, os pilotos executaram a viragem à esquerda, causando um alerta. Todo o desenrolar da situação foi compartilhado pelo canal VASAviation, incluindo a tela do radar e a fonia da torre de controle.

O controlador de tráfego aéreo interveio rapidamente, ordenando à equipe da Sun Country que alterasse a rota para interromper a virada. Embora um choque entre os aviões fosse improvável, as aeronaves estavam a altitudes similares e demasiado próximas.

Após a interferência do controlador de tráfego aéreo, os pilotos da Sun Country foram indicados a entrar em contato mais tarde, uma medida comum em possíveis desvios de pilotos, que devem ser reportados para suportar investigações.

Este caso destaca a necessidade de atenção máxima por parte de pilotos e controladores, especialmente em espaços aéreos movimentados onde há pouco espaço para erro. Embora o incidente não tenha sido tão grave quanto outros casos recentes, ainda assim constituiu um erro preocupante por parte dos pilotos da Sun Country.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias