Pilotos fazem inesperada volta de 360º no voo para todos poderem ver algo bonito no céu

Imagem: FlightRadar24

A atitude dos pilotos de um voo comercial de transporte de passageiros no último domingo, 26 de fevereiro, ganhou destaque depois que uma das viajantes compartilhou nas redes sociais a informação sobre o que eles fizeram durante o trajeto, para que todos que estavam a bordo aproveitassem algo bonito que podia ser visto no céu.

A advogada Kirsi Komi compartilhou uma foto da aurora boreal, também chamada de “luzes do norte”, vista pela janela do avião e escreveu: “Muito obrigado ao comandante do voo Finnair AY488 de KAO para HEL hoje à noite por fazer um 360 não programado no ar para que todos os passageiros pudessem desfrutar da magia”.

Como descrito pela passageira, o voo era o AY-488, que decolou do Aeroporto de Kuusamo com destino a de Helsinki, ambos na Finlândia. O serviço da companhia aérea Finnair foi operado pela Airbus A319 de matrícula OH-LVI.

Avião Airbus A319 Finnair
Airbus A319 da Finnair, semelhante ao citado nesta matéria – Imagem: Anna Zvereva / CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons

O histórico do voo, captado pelas plataformas de rastreamento online, mostra a volta feita pelos pilotos, que durou pouco menos de 10 minutos:

Trajetória e dados do voo AY-488 do último domingo – Imagem: RadarBox

Como Kirsi marcou a Finnair em sua publicação, um dos pilotos, Tuomo järvinen, respondeu com mais imagens daquele momento, e a seguinte mensagem: “Mesmo voo. Visão do nariz. Pena que não eu tinha câmera adequada.”

O piloto ainda respondeu a uma afirmação feita por um usuário nos comentários da publicação. O usuário disse que, com base nessa foto, ele entendia que apenas as pessoas do lado direito podiam ver as luzes, enquanto as pessoas do lado esquerdo olhavam para o chão.

O piloto então explicou: “A proa inicial era sul. O 360 foi feito com um ângulo de inclinação ligeiramente superior a 10 graus e a altitude era superior a 35.000 pés. As luzes do norte estavam por toda parte, exceto ao sul. Todos a bordo tinham uma visão muito boa.”

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias