Início Acidentes e Incidentes

Pilotos fazem lanche na cabine a 11 mil metros de altura e são suspensos pela empresa aérea

A companhia aérea privada indiana SpiceJet está investigando um incidente envolvendo dois de seus pilotos que foram acusados de tomarem café e doces dentro da cabine de um voo enquanto estavam no ar.

Um post que se tornou viral no início desta semana mostrava uma foto de um copo aberto colocado no painel de controle de uma aeronave Boeing 737 enquanto estava a 37.000 pés de altitude (cerca de 11 mil metros).

A foto gerou indignação entre as autoridades e o regulador de aviação da Índia emitiu um alerta à companhia aérea. Em resposta, a SpiceJet disse na quarta-feira que estava investigando o assunto e suspendeu os dois pilotos, relatou o Times of India. “A ação disciplinar apropriada será tomada contra eles após a conclusão da investigação”, disse um porta-voz da companhia aérea ao jornal.

De acordo com as regras da aviação indiana (e da maioria dos lugares do mundo), pilotos e tripulantes são permitidos a ter alimentos e bebidas dentro do cockpit. No entanto, todos os copos precisam ter tampa e ser transportados em uma bandeja para evitar derramamento, que poderia afetar os instrumentos.

O incidente teria ocorrido a bordo de um voo de Delhi para a cidade de Guwahati, no nordeste do país, em 8 de março, dia do festival hindu de Holi. A fotografia mostrava uma xícara de café descoberta, que tinha o logotipo da companhia aérea, perigosamente colocada próxima da alavanca de partida da aeronave, enquanto os pilotos, que não aparecem na foto, comiam gujiyas – um doce frito tradicionalmente servido no Holi.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile