Pilotos erram na aproximação e quase pousam o avião no aeroporto francês errado

Foto de Dylan Agbagni (CC0), CC0, via Wikimedia Commons

Um voo regular, operado por um Airbus A319 da companhia espanhola de baixo custo Volotea, quase pousou na pista errada em 10 de setembro, quando seus tripulantes realizaram todo o procedimento de aproximação, mas se deram conta, no último instante, de que estavam pousando no aeroporto incorreto.

O caso ocorreu com o voo V7-2820, uma operação recorrente doméstica na rota entre Ajaccio, na Córsega, e Brest, na França continental, que geralmente leva duas horas e 15 minutos. Pela rota padrão, depois de decolar, o avião deixa a Córsega para trás, sobrevoa o Mar da Ligúria, e cruza todo o território francês em sentido noroeste, para então curvar à esquerda e se aproximar de Brest.

No entanto, naquele dia os passageiros tiveram direito a uma passagem baixa gratuita sobre a Bretanha, depois que os pilotos incorretamente iniciaram uma aproximação para a base aérea de Landivisiau, que está localizada no caminho da aproximação do aeroporto de Brest. Apesar de ter estrutura para receber o A319, o campo é dedicado às operações da marinha francesa e não recebe voos comerciais.

Rastreamento do voo: FlightRadar24

De acordo com o jornal Le Télégramme, o Airbus A319 já havia descido para cerca de 500 metros antes de subir novamente, fazer uma órbita e voltar para a aproximação do aeroporto correto, 21 quilômetros adiante. A captura de tela da plataforma FlightRadar24 (acima), mostra a rota da aeronave naquele dia, confirmando o relato do noticiário local.

Como reportaram autoridades da Marinha ao jornal, a própria tripulação percebeu o erro e a equipe do aeródromo militar não precisou intervir. 

O equívoco dos pilotos ocorreu, mesmo havendo, nas cartas aeronáuticas, uma alertando aos pilotos para o risco de confusão: “Não confunda o aeroporto de Landivisiau com o aeroporto de Brest, cuja pista está alinhada da mesma maneira”.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias