Início Vídeos

Pilotos geram opiniões diversas ao fazerem crianças ‘flutuarem’ a bordo de aviões

Cena de um dos vídeos que você vê nesta matéria – Imagem: otterboris, via YouTube

Se você já voou de avião, comercial ou particular, provavelmente já sentiu, mesmo que apenas por um lapso de tempo, uma sensação de frio na barriga gerada em algum momento em que seu corpo pareceu flutuar, tentando se afastar do assento.

Isso acontece principalmente em duas ocasiões mais comuns:

– quando o avião enfrenta uma região de instabilidade atmosférica e “afunda” repentinamente por alguns instantes enquanto seu corpo (ou qualquer objeto solto) tenta continuar sua trajetória (o sinto de segurança é que te puxa para baixo para afundar junto com o avião); ou

– quando a trajetória de voo do avião representa uma parábola, na qual o avião também está alterando seu comportamento mas, novamente, seu corpo (ou qualquer objeto solto) está tentando se manter no movimento em que estava.

E é exatamente fazendo uso desta segunda situação que alguns pilotos aproveitam para gerar um pouco de diversão para crianças a bordo de aviões particulares, conforme você verá em vídeos nesta matéria.

Para isso, o piloto puxa o manche e coloca o nariz do avião um pouco para cima, começando uma subida. Então, ele empurra o manche para que o nariz comece a abaixar e, enquanto o avião vai revertendo seu movimento de subida até a descida, descreve uma parábola no céu.

E é ao longo dessa parábola que tudo que estiver solto ficará flutuando, como se não houvesse gravidade (o chamado “zero G”), porque enquanto o avião está mudando a trajetória, todo o resto a bordo está tentando continuar em uma trajetória diferente, semelhante ao indicado na imagem a seguir.

Exemplificação da situação que causa a sensação de flutuação a bordo

Mas a brincadeira gera opiniões diversas. A imagem abaixo, por exemplo, mostra um garotinho literalmente flutuando no assento traseiro de um avião enquanto o piloto realizava um movimento parabólico como o da linha preta da imagem acima.

A cena foi capturada a partir de um vídeo pelo portal Plane&Pilot, que comenta que o autor do vídeo acabou retirando a gravação da internet após pessoas fazerem críticas à sua publicação, embora o pequeno tenha se divertido, segundo descreve o portal. As críticas são porque a criança sem cinto pode se machucar no caso de se chocar com alguma parte da aeronave. Mas outros exemplos estão disponíveis em vídeo no YouTube, como você vê logo abaixo.

Imagem por Plane&Pilot

Os dois vídeos a seguir mostram casos em que outras crianças se divertiram a partir da mesma situação. No primeiro deles, elas estavam presas com seus cintos de segurança, então não “levitaram” como o garotinho da foto, mas note como todos os objetos a bordo da aeronave permaneceram no ar durante os segundos em que o piloto empurrava o manche para descrever a parábola. No segundo, elas também flutuaram:

E você, concorda ou discorda das críticas? Gostaria de passar por uma experiência semelhante? Ou já até passou por uma situação assim a bordo?

Sair da versão mobile