A França está treinando membros das Forças Armadas da Ucrânia em caças Mirage 2000, informou o jornal Le Figaro na quarta-feira. Segundo o noticiário, são 30 pilotos ucranianos que treinam em aviões franceses há um mês e meio nas bases aéreas de Mont-de-Marsan e Nancy.
Note-se que a decisão de treinar os militares ucranianos foi tomada antes mesmo da visita do presidente ucraniano Volodymyr Zelensky a Paris em 8 de fevereiro.
Segundo o jornal, se as autoridades francesas tomassem a decisão, cerca de 10 caças Mirage poderiam ser entregues à Ucrânia. Ao mesmo tempo, o Le Figaro admite que o envio de aeronaves de fabricação francesa, se ocorresse, provavelmente não levaria a uma “virada estratégica” na Ucrânia. O mesmo se aplica às aeronaves MiG da Europa Oriental.
O Mirage 2000 não é mais produzido e não há munição suficiente para este modelo, embora haja poucos MiGs na Europa para dar aos ucranianos a oportunidade de contra-atacar. Apesar disso, o jornal não exclui o fornecimento de aeronaves ocidentais para Kiev.