Início Acidentes e Incidentes

Pilotos na cabine de MD-11 voltam com o trijato à origem, após um dos reversores acionar em voo

Trijato MD-11 da FedEx semelhante ao envolvida na ocorrência

Um clássico trijato MD-11 da companhia aérea cargueira FedEx teve problemas no reversor de um dos motores durante a subida e obrigou os pilotos a retornar ao aeroporto de origem. A ocorrência se desenvolveu no último dia 21 de junho e envolveu a aeronave registrada N584FE, quando realizando o voo FX-247, de Toronto, no Canadá, para Memphis, nos Estados Unidos, com 2 tripulantes a bordo.

De acordo com informações preliminares consolidadas pelo The Aviation Herald, os pilotos decolaram do Aeroporto Internacional Lester B. Pearson, mas interromperam a subida a apenas 3 mil pés (cerca de 0,91 km) de altitude. A tripulação relatou que o reversor de empuxo do motor esquerdo foi acionado em voo.

O sistema reversor tem a função de desacelerar a aeronave revertendo o fluxo de ar no motor. A abertura em voo pode impedir que a aeronave acelere da maneira correta e acarreta intercorrências mais graves.

Diante do problema, os pilotos decidiram retornar ao aeroporto de origem, onde realizaram o pouso sobre a pista 05, após 20 minutos de voo. Ainda não está claro se o motor defeituoso foi desligado, mas esta pode ser uma possibilidade em casos envolvendo a abertura do reversor.

A tripulação desocupou a pista de pouso e o jato foi seguido pelos serviços de emergência, que inspecionaram a aeronave antes da liberação para o taxiamento até o pátio.

Um MD-11 substituto, registrado sob a matrícula N602FE levou a carga para Memphis com um atraso de cerca de 4 horas. Já a aeronave envolvida no incidente voltou ao serviço nesta segunda-feira (26) sem novas intercorrências. Ainda não há informações sobre o que teria causado o acionamento do reverso em voo.

Trajetória da aeronave envolvida na ocorrência – Imagem: FligthRadar24

Leia mais:

Sair da versão mobile