Pilotos não conseguem frear o avião e ele para 110 metros além da pista, veja em vídeo

Cena de um dos vídeos que você assiste abaixo nesta matéria

Nesta segunda-feira, dia 10 de janeiro, às 10h42 do horário de Moscou, uma aeronave da companhia russa Red Wings saiu da pista durante seu pouso no Aeroporto Internacional de Belgorod, uma cidade próxima à fronteira da Rússia com a Ucrânia.

O momento do incidente, o chamado “runway overrun”, foi captado por uma câmera de segurança do aeroporto, conforme você assiste abaixo em um dos vídeos desta matéria.

Segundo relata o Belgorod Spotters Team, a aeronave envolvida estava finalizando o voo WZ-387 que partiu do aeroporto Domodedovo, de Moscou, e pousou pela cabeceira 29 de Belgorod, mas ultrapassou o final da pista.

Dados das plataformas de rastreamento online de voos mostram que o serviço era executado pelo jato Sukhoi Superjet 100-95 registrado sob a matrícula RA-89122, igual ao da imagem a seguir.

Superjet – Imagem: Red Wings

Ele ultrapassou a cabeceira oposta em cerca de 110 metros, o que significa cerca de 40 metros após o final do pavimento da área se segurança, antes de parar em meio à neve:

Posição final da aeronave – Imagem: FlightRadar24

O Bolgorod Spotters Team informa que o coeficiente de atrito era de 0,44 no momento em que a aeronave tocou a pista, “o que é bastante aceitável para pousar nessas condições”, afirma.

Ainda segundo os dados de rastreamento online, aparentemente a aeronave ainda registrava 140 nós (260 km/h) de velocidade quando estava por volta do meio da pista:

Imagem: FlightRadar24

Conforme os relatos e um dos vídeos visto acima, não houve vítimas e os passageiros foram evacuados no local, sendo posteriormente conduzidos ao terminal do aeroporto.

As equipes de solo do aeroporto trabalhavam na ocorrência, mas até o momento da publicação desta matéria ainda não havia atualizações sobre a retirada da aeronave ter sido concluída.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias