Pilotos param enorme avião Boeing 747 no Aeroporto de Guarulhos devido a pipas

Cenas do vídeo apresentado nesta matéria

Um novo caso de interferência em operação de aeronave causada por pipas foi registrado no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, neste último final de semana, envolvendo um Boeing 747, um dos maiores modelos de avião em operação no mundo.

Conforme o vídeo abaixo, publicado pelo canal “Oxigênio Aéreo”, parceiro do AEROIN no YouTube, a aeronave envolvida foi o 747-400F (cargueiro) registrado sob a matrícula N451PA, operado pela companhia norte-americana Atlas Air.

Na gravação vista acima, nota-se que os pilotos do Jumbo Jet, ao verem duas pipas caídas no asfalto, pararam a aeronave na taxiway quando se deslocavam rumo à cabeceira 27R, para sua decolagem no voo GTI-8052 no domingo, 29 de maio.

Uma funcionária de serviços de apoio de solo precisou ser acionada e se deslocar até o local, para fazer a remoção e evitar, por exemplo, uma ingestão pelos motores.

Dados das plataformas de rastreamento online de voos mostram que o Boeing 747 precisou ficar parado por cerca de 12 minutos até que a taxiway estivesse livre para a continuidade da movimentação.

A posição em que o Boeing 747 ficou parado – Imagem: FlightRadar24

Pipas têm sido causa frequente de prejuízos às operações no Aeroporto de Guarulhos. Conforme outros casos recentes apresentados pelo AEROIN, no início de maio as decolagens foram paralisadas por algum tempo para retirada de pipas e linhas da pista, e em abril, um Airbus A380, o maior avião comercial do mundo, precisou arremeter por conta de uma pipa que atrapalhava a movimentação de outra aeronave na pista de pouso.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Projeto de ampliação do Aeroporto de Correia Pinto (SC) é apresentado...

0
O engenheiro apresentou aos empresários o projeto de modernização e ampliação do Aeroporto Regional da Serra Catarinense, em Correia Pinto.