Início Variedades

Pilotos pedem “atalho” em rota após abortarem a decolagem devido a falha na porta do avião

O voo AF-687 da Air France, de Atlanta para Paris, solicitou o retorno ao portão na terça-feira, 19 de março, devido a uma indicação de porta aberta. O Boeing 777-200ER estava prestes a partir da pista 27R quando a equipe precisou interromper a decolagem.

Os pilotos contactaram a torre sobre um alarme de porta aberta e pediram para retornar ao portão, onde a porta foi analisada pela equipe de manutenção e o avião liberado cerca de uma hora depois.

Um fato curioso, e que pode ser ouvido nos áudios das publicações abaixo, feitas na rede X, é que, uma vez em voo, os pilotos entraram em contato com o Centro de Controle de Área de Washington e pediram um “atalho” a fim de fazer uma rota menor e evitar atrasos no voo, já que havia risco de passageiros perderem voos de conexão.

O pedido foi aceito pelos controladores de tráfego, que avaliaram que o “atalho” não resultaria em impactos ao fluxo aéreo na região. Graças a isso, o voo AF687 pousou em Paris apenas 30 minutos atrasado.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile