Início Acidentes e Incidentes

Pilotos pedem meia-volta com seu Airbus A300 alegando “zero óleo” em um dos motores

Airbus A300 da UPS – Imagem: BriYYZ / CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons

Um Airbus A300 cargueiro precisou retornar ao aeroporto de origem, após os pilotos identificarem falta de óleo em um dos motores durante o voo. O incidente foi registrado no último domingo (15). A aeronave, de modelo A300-600F da United Parcel Service (UPS), registrada sob a matrícula N121UP, estava realizando o voo 5X-494 de Louisville, nos Estados Unidos, para Montreal, no Canadá, com dois tripulantes.

De acordo com informações do The Aviation Herald, os pilotos decolaram da pista 17L do Aeroporto Internacional de Louisville, mas solicitaram a interrupção da subida a 5 mil pés (cerca de 1,52 km) de altitude, relatando que havia uma indicação de quantidade de óleo “zero” para o motor direito da aeronave.

A tripulação pediu então para retornar ao aeroporto e avisou que realizaria um pouso normal. Desta forma, a chegada ocorreu sem intercorrências, com os pilotos desligando o referido motor e taxiando até pátio normalmente, após 17 minutos desde a partida.

A aeronave permaneceu no solo por cerca de 24 horas, tendo retornado ao serviço sem novas ocorrências relatadas. Abaixo é possível observar a curta trajetória do jato envolvido no incidente.

Trajetória da aeronave envolvida no incidente – Imagem: RadarBox

Leia mais:

Sair da versão mobile