Início Acidentes e Incidentes

Pilotos perderam o controle de um avião Embraer Legacy 600 no pouso, com o stick-shaker ativado

Um incidente envolvendo um jato executivo Embraer Legacy 600 da ABS Jets (matrícula OK-JNT) foi detalhado por investigadores tchecos na última semana. A aeronave sofreu uma redução de velocidade e ativação do stick-shaker (dispositivo que faz o manche da aeronave vibrar para avisar ao piloto sobre um estol iminente) durante a descida para a cidade suíça de Sion.

Segundo os investigadores, a aeronave estava realizando o voo de Bratislava para Sion em 19 de julho, quando iniciou sua aproximação guiada por instrumentos para a pista 25.

A aproximação utilizada, chamada de IGS, é diferente do ILS tradicional, pois o terreno circundante exige que o piloto siga um plano de descida íngreme de 6° até chegar a um ponto a 5 milhas da pista, onde deve virar para a esquerda e seguir um plano visual mais raso de 3,5°.

No momento da aproximação, a aeronave havia interceptado o localizador a uma altitude de 17.000 pés e atravessado uma fina camada de nuvens cúmulos, com os sistemas de proteção contra gelo acionados, trem de pouso ativo e flaps em uma posição de 22°.

Entretanto, a tripulação não havia sido informada sobre a presença de tempestades nas proximidades. Durante a aproximação, a tripulação reduziu o empuxo e a velocidade do jato diminuiu gradualmente de 167kt para 122kt.

De acordo com o boletim emitido pela autoridade de investigação checa UZPLN, isso levou ao aumento da inclinação e do ângulo de ataque da aeronave, resultando no desligamento do piloto automático e na ativação dos sinais de alerta de emergência. Apesar da tripulação tentar aumentar a potência, a redução da velocidade continuou e o stick-shaker foi ativado brevemente.

O boletim, que não menciona a altitude em que o incidente ocorreu, mas diz que a descida da aeronave pela trajetória de planeio permitiu que ela recuperasse sua velocidade. No entanto, quando a tripulação reduziu novamente a potência, a inclinação aumentou, a velocidade diminuiu para 121kt e o avião ativou o segundo stick-shaker.

A aeronave conseguiu se estabilizar e a tripulação continuou a aproximação para pousar. O caso agora entra em uma nova etapa de investigação para identificar a causa-raiz do incidente.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile