Pilotos precisaram voltar um E195 ao aeroporto de Viracopos por problema técnico ao decolar

Embraer E195 da Azul Linhas Aéreas, semelhante ao envolvido no incidente

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) registrou um incidente reportado pela Azul Linhas Aéreas, no qual uma aeronave que realizava voo regular precisou retornar ao aeroporto de origem devido a uma falha técnica em um sistema.

A ocorrência se desenvolveu no dia 20 de junho com o Embraer E195 registrado sob a matrícula PR-AXZ, que deveria realizar o voo entre Campinas, interior de São Paulo, e Goiânia, em Goiás, com apenas 2 tripulantes.

De acordo om informações do CENIPA, durante a decolagem do Aeroporto Internacional de Viracopos na manhã do dia em questão, a aeronave apresentou falha no sistema de monitoramento do trem de pouso.

Diante do problema, a tripulação realizou os procedimentos previsto no manual do fabricante e decidiu retornar ao aeroporto de origem, onde foi efetuado um pouso sem mais intercorrências.

Trajetória da aeronave envolvida no incidente

Conforme consta nas plataformas de rastreio online de voos, a aeronave permaneceu no solo por poucas horas, e então realizou um voo para Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, sem novas intercorrências registradas.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias