Pilotos recebem alerta de estol e voo da Latam pousa monomotor em Guarulhos

Airbus A321 da Latam semelhante ao envolvido na ocorrência

Um Airbus A321 da Latam precisou realizar um pouso com apenas um dos motores em funcionamento após problemas serem identificados a bordo e alertados aos pilotos através do sistema de informações da aeronave. A ocorrência foi reportada ao Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) recentemente.

O incidente ocorreu no último dia 13 de fevereiro e envolveu o jato registrado sob a matrícula PT-XPC, quando realizava o voo LA-3233, entre Brasília, no Distrito Federal, e Guarulhos, em São Paulo.

De acordo com o registro no CENIPA, unidade da Força Aérea Brasileira responsável por investigar acidentes e incidentes de aviação no Brasil, durante a descida a aeronave apresentou mensagem de alerta de estol no motor número 1 (da asa esquerda), seguido de corte automático do motor.

O alerta emitido aos pilotos diz respeito ao estol de motor, que ocorre quando há uma grande mudança na circulação interna do ar, seja por entrada de objeto externo como pássaro ou problema mecânico. Com essa mudança brusca, as palhetas do motor podem exceder o seu ângulo de ataque crítico, obstruindo o ar, causando vibração e também começando a se quebrar.

A tripulação no comando, diante da falha, iniciou os procedimentos previstos para a descida e realizou o pouso monomotor no aeroporto de Guarulhos, sem novas intercorrências e sem danos relatos no referido motor. Informações do RadarBox mostram que o jato permaneceu no solo até o dia 15, quando realizou um voo para São Luís, no Maranhão.

Trajetória da aeronave envolvida na ocorrência – Imagem: RadarBox

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias