Início Aeroportos

Pilotos reclamam de pista escorregadia no Aeroporto Santos Dumont e Infraero toma ações

Imagem: Divisão de Operações do ICA / DECEA

A INFRAERO tem adotado diversas ações para garantir a segurança operacional do Aeroporto de Santos Dumont, no Rio de Janeiro, após a ocorrência de reportes de pilotos da Latam, Azul, Gol e Voepass sobre a ocorrência de pista escorregadia. As informações constam de um relatório de janeiro compartilhado com o AEROIN por uma fonte próxima da gestora de aeroportos.

Com base na análise dos indicadores de segurança operacional (atrito, macrotextura e PCI) e do Relatório de Avaliação da Condição Funcional do Pavimento, a INFRAERO iniciou um processo de gerenciamento de risco com a realização de reuniões do Runway Safety Team (RST), logo após receber os relatos dos pilotos.

Na 1ª reunião, foi decidido o serviço de remoção de borracha e inspeção por técnico de manutenção na pista 02R/20L, além da pesquisa de segurança operacional junto aos pilotos. Já na 2ª reunião, foi apresentado o resultado da pesquisa, que apresentou 9,67% de respostas indicando dificuldade de frenagem. Também, foi realizada a remoção de borracha e limpeza do pavimento em setor específico da pista.

Posteriormente, na 3ª reunião do RST, foram apresentados os resultados da medição de atrito e dos estudos de frenagem das Empresas Aéreas. Com base nestes, foi decidida a realização de novo serviço de limpeza em um trecho da pista com pressão diferenciada. Na madrugada do dia 22 para 23/01/2023, foi realizada a nova medição de atrito que mostrou que o coeficiente estava acima de 0,6 em todos os trechos da pista 02R/20L, dentro do padrão esperado.

Na 4ª reunião do RST foi abordado que não houve chuva nos últimos dias, e que não houve RBA ou pesquisa de segurança operacional. As Empresas Aéreas também informaram que não houve mais reportes sobre o tema e que os resultados da condição de frenagem eram satisfatórios.

Em suma, desde o reporte de pista escorregadia datado de 10 de janeiro, a INFRAERO reportou que vem adotando diversas ações para garantir a segurança operacional do Aeroporto de Santos Dumont (SBRJ) em conformidade com o requisito RBAC 153.

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.