Pilotos reportam jacaré na via em Manaus e colisão com ave ao partir com o avião amarelo da Azul

O avião sendo preparado para partir, em cena do vídeo abaixo – Imagem: Aviação Amazônia

Os pilotos de um voo da Azul Linhas Aéreas tiveram uma operação não tão comum nessa semana ao partirem de Manaus (AM) para um voo cargueiro com destino a Campinas (SP).

Segundo reportado no domingo, 19 de fevereiro, pelo “Aviação Amazônia”, perfil especializado em acompanhar movimentações aeronáuticas, primeiro os tripulantes reportaram que havia um jacaré na via de taxiamento.

Depois, assim que partiram, foi a vez de avisarem sobre possivelmente seu avião ter sofrido uma colisão com aves durante a corrida de decolagem.

No vídeo a seguir, publicado pelo Aviação Amazônia no Instagram, é possível ouvir o momento em que eles avisaram sobre a colisão. Infelizmente não há a captura das comunicações da situação do jacaré:

Como visto nas cenas acima, o avião envolvido foi o Embraer 195 de matrícula PR-AYJ, o primeiro E-Jet a ser pintado na cor amarela para realizar voos de carga a serviço do Mercado Livre.

Apesar da colisão com as aves na decolagem, a aeronave seguiu voo normalmente até Campinas e depois continuou em serviço, portanto, não houve danos que afetassem sua condição de aeronavegabilidade.

Ainda segundo o reporte do Aviação Amazônia, o jacaré foi resgatado na via de taxiamento após os pilotos terem reportado sua presença.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Veja por que 4 aviões do Grupo Lufthansa passam a “declarar”...

0
A mensagem que pode ser lida na fuselagem dos 4 aviões é emoldurada pela coroa de estrelas da União Europeia (UE).