Pilotos retornam avião B767 em emergência por problema nos controles de voo

Boeing 767-300BCF – Imagem: Orlando Suarez / CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

Um problema com os controles de voo de um avião comercial levou os pilotos a retornarem o jato ao aeroporto de origem na última terça-feira, 12 de abril, pouco depois da partida.

O incidente envolveu o Boeing 767-300 registrado sob a matrícula N433AZ, da ATI Air Transport International, voando em nome da Prime Air, marca da Amazon, realizando o voo 8C-3597 de Los Angeles para Cincinnati.

Com apenas os 2 pilotos a bordo, o avião cargueiro havia decolado poucos minutos antes pela pista 24R de Los Angeles quando a tripulação relatou problemas de controle de voo.

Os pilotos pararam a subida a 5.000 pés, depois subiram para 7.000 pés e declararam emergência, solicitando o retorno e uma longa final para a pista 25R de Los Angeles.

A aeronave sendo levada de volta – Imagem: RadarBox

A aeronave pousou com segurança, com uma velocidade maior que o normal, em torno de 190 nós (352 km/h), cerca de 45 minutos após a partida. A velocidade alta indica que não deve ter sido possível baixar os flaps para a posição correta, porém, não há nenhuma confirmação oficial sobre quais comandos de voo foram afetados.

A aeronave ainda permanecia em solo em Los Angeles no momento da publicação desta matéria, mais de dois dias desde o pouso.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias