Pilotos russos posam com rádios civis ao lado de aviões e despertam comentários

O uso de equipamentos civis por aviadores militares russos tem sido tema de debate em redes sociais nos últimos dias. Na semana passada, surgiram imagens de aviões russos com dispositivos de GPS civis e, agora, surge a notícia de que os pilotos estariam aparecendo em fotos com rádios de comunicação sem a devida codificação.

Não há informações de onde ou quando essas fotos foram tiradas, mas elas mostram militares russos portando rádios civis japoneses das marcas Yeasu e Kenwood, bastante conhecidas. São modelos FT450L, FT550L e TK-F8 que são digitais e operam AM, UHF e VHF. O uso destes rádios é incomum por militares, já que não são criptografados, segundo a própria Kenwood, e podem ter sua comunicação interceptada e atrapalhada de maneira bem simples.

Outro ponto é que os modelos são bastante reconhecidos no mercado, mas não para uso aéreo devido ao seu curto alcance, ainda mais com aviões que ficam numa distância maior de outras unidades militares no campo de batalha.

As redes sociais se apressaram em comentar o caso, dizendo que estariam faltando equipamentos básicos. No entanto, é difícil de afirmar isso sem saber exatamente o local e data das fotos. Tal situação difere do caso dos GPS americanos encontrados em aviões de combate, já que as fotos foram feitas de aeronaves derrubadas na Ucrânia e checadas por agências internacionais.

Nas fotos divulgadas por um canal russo no Telegram (clique para acessar), é possível ver pilotos de aviões de ataque Sukhoi Su-25 e helicópteros Mil Mi-28 Havoc e Mi-17 Hip, além de soldados de infantaria.

A publicação vem com os seguintes dizeres: “Uma nova leva de walkie-talkies chegou aos seus novos donos. Muito obrigado aos seguidores que estão apoiando nossos aviões militares, estes rádios são por causa da sua ajuda. Agradecimento à todas páginas que replicaram o apoio. Mais rádios walkie-talkies estão chegando em breve, e serão distribuídos por vários pontos, sejam pacientes“.

Algumas das imagens citadas ilustram esta publicação.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias