Pilotos se enganam e Embraer 175 cruza pista com Airbus A319 acelerando para decolar, de novo nos EUA

A lista de incidentes de conflitos de tráfego aéreo nos aeroportos dos Estados Unidos segue aumentando neste início de 2023, com mais uma ocorrência reportada nesta semana pelas autoridades do país.

Neste novo reporte, de uma incursão em pista ocorrida na terça-feira da semana passada, 7 de março, um dos aviões envolvidos foi o Embraer 175 registrado sob a matrícula N401YX, operado pela regional Republic Airways a serviço da American Airlines, realizando o voo AA-4736, de Washington National para Raleigh/Durham.

O outro equipamento da ocorrência foi o Airbus A319 registrado sob a matrícula N819UA, operado pela United Airlines, realizando o voo UA-2003, de Washington National para Chicago O’Hare.

Avião Embraer 175 Republic Airways
Embraer 175, semelhante ao envolvido
Airbus A319, semelhante ao envolvido – Imagem: aeroprints.com / CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons

Os pilotos do E175 estavam taxiando o jato ao longo da taxiway J, para decolagem na pista 01, e ainda estavam em contato na frequência do controle de solo quando foram liberados para cruzar a pista 04, bem à frente deles.

Eles cotejaram (repetiram) corretamente as instruções recebidas, no entanto, viraram à esquerda na taxiway F e cruzaram a pista 01.

O E175 virando à esquerda ao invés de seguir em frente – Imagem: FlightRadar24

Cerca de 10 segundos antes, os pilotos do Airbus A319 da United tinham recebido autorização de decolagem da pista 01 e já estavam acelerando na pista. O controlador da frequência da torre os instruiu a cancelarem a autorização de decolagem.

Eles rejeitaram a decolagem em velocidade ainda bastante baixa (menos de 20 nós), a cerca de 600 metros antes da interseção da pista 01 com a taxiway F.

O A319 iniciando a decolagem quando o E175 virava à esquerda – Imagem: FlightRadar24

A Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA) abriu uma investigação sobre a ocorrência e convocou uma cúpula de segurança como resultado das recentes ocorrências semelhantes frequentes.

Como mostrado nesta semana pelo AEROIN, ao menos outros 6 incidentes semelhantes aconteceram desdo o início deste ano nos EUA, sendo este o terceiro apenas neste mês de março:

– Em janeiro, um Boeing 777 entrou na pista em uso e os pilotos de um Boeing 737 abortaram a decolagem em alta velocidade;

– No começo de fevereiro, um Boeing 767 recebeu autorização de pouso com outro avião ainda na pista;

– No meio de fevereiro, um Boeing 777 cruzou a pista enquanto um turboélice Cessna C208 Caravan estava desacelerando ao pousar;

– No final de fevereiro, um Embraer 175 acelerou na pista enquanto um Bombardier CRJ-900 arremetia por cima;

– Neste início de março, um Boeing 737 recebeu autorização para pousar na mesma pista em que um Airbus A321 foi autorizado a decolar;

– E também neste início de março, um Embraer 175 iniciou decolagem sem autorização e causou arremetida de um Boeing 737.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias