Início Acidentes e Incidentes

Pilotos tentam estender trem de pouso várias vezes e problema é resolvido na arremetida

Airbus A321 da Air Canada – Imagem: BriYYZ / CC BY-SA 2.0, via Wikimedia

Pilotos de um Airbus A321 tiveram dificuldades com a aeronave durante o pouso, após os trens de pouso não baixarem. O incidente ocorreu no último dia 30 de dezembro, mas foi reportado nesta semana.

De acordo com informações obtidas pelo The Aviation Herald, a aeronave envolvida na ocorrência está registrada sob a matrícula C-GJVX e pertence à Air Canada. O caso, foi registrado durante o voo AC-299, de Winnipeg para Vancouver, ambas no Canadá.

Com 195 passageiros e 6 tripulantes, ao jato de 20,8 anos se aproximava para pouso na pista 08L do Aeroporto Internacional de Vancouver. Ao acionar a alavanca do trem de pouso, os pilotos continuaram recebendo três indicações vermelhas, que representam uma falha no sistema e avisam que o trem de pouso não baixou.

A tripulação tentou duas vezes colocar a alavanca para cima e para baixo, mas, sem sucesso, arremeteram a aeronave. Durante o procedimento, os pilotos realizaram o procedimento de extensão do trem pela ação da gravidade, o qual é previsto nos manuais de operação, porém, utilizado apenas em caso de falha do sistema automático.

Após 30 minutos desde a arremetida, o jato pousou com segurança. Abaixo pode-se observar parte da trajetória da aeronave durante a chegada no aeroporto, a arremetida e o pouso pela pista 08L.

Parte da trajetória da aeronave envolvida na ocorrência – RadarBox

O Conselho de Segurança de Transporte (TSB) do Canadá informou, posteriormente, que a manutenção determinou que a alavanca do trem de pouso havia falhado e que, após a intervenção dos mantenedores, ela foi substituída. O jato permaneceu no solo até o dia seguinte, tendo realizado um voo de volta para Vancouver, sem novas intercorrências relatadas.

Leia mais:

Sair da versão mobile