Pilotos viram as costas para CEO de empresa aérea em protesto histórico

A batalha pela renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) de pilotos da United chegou a um nível nunca atingido: o enfrentamento direto dos profissionais com o CEO da companhia aérea. Uma imagem forte (vide no tuite abaixo, esperar carregar), é a melhor ilustração do descontentamento dos profissionais para com sua empresa.

A pandemia acabou distorcendo as negociações trabalhistas em vários setores do mundo e com os pilotos americanos não foi diferente. Na medida em que a indústria se recupera, os aviadores querem ser recompensados por isso, já que viram sua compensação ser radicalmente modificada durante os primeiros meses de Covid-19 no mundo.

E eles têm a vantagem da falta de mão-de-obra no mercado, que não permite espaço para que a empresa contrate outras pessoas. As empresas têm seguido o mesmo caminho. Nos últimos dias, a Delta tem negociado um aumento acima de 30% para seus pilotos e os da United querem o mesmo, assim como os outros aviadores de empresas concorrentes.

Enquanto as negociações na United não avançam, alguns pilotos se juntaram a comissários, mecânicos e seus sindicatos para protestarem em frente a um prédio onde o CEO da United, Scott Kirby, estava para um evento.

É comum que executivos e até políticos evitem conversa com manifestantes que são contra sua administração ou atitudes, mas Kirby deu um voto de confiança e saiu pela porta da frente, a fim de conversar e entender o protesto dos funcionários. Porém, assim que viram o CEO, todos os colaboradores viraram as costas, deixando o executivo falando sozinho, resultando numa imagem icônica.

A cena deu bastante repercussão na internet e muitas pessoas ficaram ao lado do CEO, falando que ele queria resolver a situação e os pilotos teriam sido ignorantes. Já outras pessoas ponderaram que as negociações não dependem apenas do Scott Kirby, mas de todo o conselho da United e seus acionistas, já que o aumento de salário e benefícios mexe diretamente com o balanço financeiro da empresa.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias