Início Acidentes e Incidentes

Pilotos voam Boeing 767 em emergência após o jato emitir diversos avisos de falhas

CargoJet
Boeing 767-300 da Cargojet – Imagem: Colin Cooke / CC BY-SA 2.0, via Flickr

Um Boeing 767-300F (cargueiro) da companhia aérea canadense Cargojet Airways, registrado sob a matrícula C-FGSJ, apresentou problemas na última quinta-feira, 12 de maio, quando estava realizando o voo W8-302 entre os aeroportos de Vancouver e Hamilton, ambos no Canadá.

Segundo informações do Aviation Herald, com apenas os 2 pilotos a bordo, o jato estava em rota no nível de voo de 38 mil pés (11.600 metros) de altitude quando indicou uma advertência de IAS DISAGREE (divergência entre as velocidades aerodinâmicas) na cor âmbar no EICAS (sistema de alerta à tripulação).

Enquanto trabalhavam na lista de verificação relacionada à mensagem recebida, os pilotos também receberam mensagens de RUDDER RATIO e AILERON LOCKOUT (referentes a supostos problemas no leme e nos ailerons).

Eles informaram a situação ao controlador de tráfego aéreo e solicitaram uma altitude de bloqueio e desvios conforme necessário, além de declararem emergência. A declaração de emergência, ou “Mayday”, é uma mensagem de rádio reconhecida internacionalmente para sinalizar situação de perigo à aeronave, que requer atenção imediata.

Depois de completar a lista de verificação da pane de IAS, os pilotos determinaram que a velocidade do lado esquerdo não era confiável, então o primeiro oficial, em sua posição à direita, assumiu a função de piloto de voo que estava com o comandante.

O diretor de voo e piloto automático do lado direito foram restaurados, no entanto, o controle automático de aceleração permaneceu indisponível. Dado que as falhas pareciam estáveis, os tripulantes decidiram continuar até Hamilton ao invés de fazerem algum desvio para outro aeroporto mais próximo.

Os dados do voo do incidente – Imagem: FlightRadar24

Mais à frente, quando já em descida e cruzando o nível de 29 mil pés em direção a Hamilton, os pilotos receberam mensagens de “R e L EEC” (Controle Eletrônico dos Motores Esquerdo e Direito).

Eles trabalharam nas listas de verificação dessa nova indicação, resultando na mudança dos EECs para Modos Alternativos. As mensagens de RUDDER RATIO e AILERON LOCKOUT apareceram novamente, bem como mensagens de aviso do sistema de proximidade do solo surgiram, e continuaram ocorrendo, mas a aeronave foi pousada com segurança em Hamilton.

O TSB, órgão canadense de investigação, informou que a intervenção de manutenção resultou na substituição dos sensores de AoA (ângulo de ataque) esquerdo e direito, bem como do Air Data Computer (computador de dados de voo) esquerdo.

Sair da versão mobile