Pirassununga (SP) ignora seu legado de aviação e propõe despejar o Aeroclube da Cidade

Avião do Aeroclube de Pirassununga em hangar na Academia da Força Aérea – Imagem: Aeroclube de Pirassununga

A Prefeitura de Pirassununga, no interior de São Paulo, está tomando a surpreendente decisão de propor o despejo do Aeroclube da Cidade, que já completou 80 anos, e o fechamento do aeroporto municipal para que o local seja loteado e destinado à construção de residências e comércio.

Segundo o Poder Executivo do município, hoje o local apenas gera custos e autuações da ANAC para cumprimento de regras, sem gerar retorno. O que chama a atenção e soa até contraditório, é que o mesmo Executivo, que diz que o local não tem serventia, propõe construir outro aeroporto na área rural.

Para os administradores do Aeroclube e usuários do aeroporto, a decisão não faz sentido. Fontes consultadas pelo AEROIN citaram que é muito mais sensato que outro aeroporto seja construído e esteja operacional para que, então, se desaproprie o local atual. Eles defendem que o local é um patrimônio da cidade e gera frutos para a aviação brasileira, que precisa ser defendido de interesses econômicos duvidosos.

Não por coincidência, Pirassununga tem um enorme legado de aviação para o país, pois lá está localizada Academia da Força Aérea Brasileira (AFA), conhecida como o “Ninho das Águias” e onde são formados todos os seus pilotos nos passos iniciais da carreira. Muitos dos militares e amigos frequentam o aeroporto local.

A Carta

Leia a carta da Prefeitura na íntegra, abaixo. A mesma está disponível no site do órgão.

Comunicamos a todos cidadãos pirassununguenses que, em virtude de várias questões relativas ao Aero Clube Municipal, as quais se “arrastam” por anos sem providências dos administradores municipais que aqui passaram, tais como:

1 – Multas impostas a municipalidade pela ANAC pelo não cuidado da área;

2 – A utilização privilegiada daquele espaço por pouquíssimas pessoas que, inclusive, se utilizam com atividade profissional remunerada sem pagamento de impostos sobre suas receitas ao município;

3 – Os transtornos causados pela poeira (terra) que afligem casas de centenas de munícipes, trazendo sujeira e problemas a saúde respiratória destes;

4 – A possibilidade da utilização daquela nobre área municipal para ampliação do polo empresarial, o fomento de atividades comerciais e a instalação de condomínios residenciais, sendo que, todas estas atividades, ampliarão, em muito, a arrecadação municipal via IPTU, ISS, ICMS, e outros tributos;

5 – A possibilidade da transformação de parte da Rua Siqueira Campos em uma avenida local, interligando-a com a Avenida Felipe Boller Junior, trazendo fluidez de trânsito àquela área, bem como, interesse quanto ao fomento comercial/empresarial;

6 – A possibilidade da instalação de uma grande ciclovia e pista de caminhada no entorno do atual Aero Clube, como contrapartida daqueles que se interessem em investir naquela localidade;

Diante do exposto, o Chefe do Poder Executivo, em decisão colegiada com alguns de seus secretários, bem como, diante do apelo popular já vislumbrado em audiências públicas na Câmara Municipal, em matérias jornalísticas e por outros meios, decidiu pelo encerramento das atividades daquele Aero Clube, de forma que notificará aqueles poucos que de lá fazem uso e quanto a necessidade de retirarem seus pertences do local no prazo máximo de 60 dias.

Comunicamos, por fim, que a Municipalidade já tem outra área em seu perímetro rural, com aprovação da ANAC, para a instalação de um novo local de voos, o qual, possivelmente, atenderá a região com operações de carga e descarga e outros fins de fundamental importância para o desenvolvimento econômico local.

Como será construído? Sem uso do dinheiro público municipal. Para evitar especulações, traremos as notícias deste trabalho de “bastidores” mais à frente.

Administração Pública se faz com coragem, determinação e foco. Com ideias novas e modernas, que sejam capazes de fomentar desenvolvimento econômico e bem-estar ao cidadão. Assim prosseguimos!

Luiz Carlos Montagnero F. – Secretário Municipal de Governo

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias