
Uma recém-inaugurada pista de pouso no Aeroporto de Frankfurt terá que ser fechada por ser “aderente” demais. A pista 07L/25R é a mais nova do aeroporto alemão, o maior e principal da Alemanha, e foi construída ao norte do terminal para servir de alívio às outras três pistas.
Ela é usada majoritariamente para pousos de aeronaves que vêm do Canadá e dos EUA, e para jatos até do tamanho do Boeing 767, 787, 777 e Airbus A330 e A340, já que tem “apenas” 2.800 metros de comprimento – quando comparado aos 4.000 metros das outras três pistas, que acomodam os gigantes Airbus A380 e Boeing 747 da Lufthansa, a “dona” da casa.
A recente reforma, como mostrado no vídeo abaixo, foi feita para dar mais aderência a pista e serviria para mantê-la em boas condições, sem precisar de intervenções por 10 anos ao menos, porém após um dia de operações, a Lufthansa começou a notar que seus aviões dos mais variados portes, estavam com um desgaste bem fora do normal dos pneus do trem de pouso principal, sendo que alguns tiveram que ser jogados fora por ficarem praticamente carecas ou até estouraram.
Madonna needs 45 min. in make-up, Kim Kardashian 2 hours. Our Northwest runway: about 2 weeks. 🙈 But: with a little luck, the makeover will last 10 years. Eat this ladies! 😜 More about the freshly opened runway in the ARD media library: https://t.co/XBGyhLY0dx #frankfurtairport pic.twitter.com/dOU2CszBue
— Frankfurt Airport (@Airport_FRA) May 31, 2023
Nenhum incidente ocorreu de fato, mas os pousos na pista foram suspensos pela Fraport, administradora do aeroporto, até que a aderência “excessiva” da pista fosse corrigida após uma investigação.
A Fraport afirmou que não é a primeira vez que esse tipo de material mais aderente é usado na Europa, mas foi a primeira pista do aeroporto a receber essa nova camada, que deveria melhorar o atrito com os pneus do avião e reduzir a distância de pouso.
The safety of our passengers and employees is of the utmost priority. All colleagues involved are working intensively to investigate the cause and solve the problem.
— Frankfurt Airport (@Airport_FRA) June 1, 2023