Pista de pouso soltando pedaços faz aeroporto de Araxá (MG) ser proibido de receber jatinhos

Foto: Prefeitura de Araxá

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) emitiu a portaria 7874, de 26 de abril de 2022, em que adota medida administrativa cautelar sobre o aeródromo público Romeu Zema, localizado em Araxá (MG), proibindo que o local receba pousos de aeronaves a reação (turbo-jato), exceto ambulâncias aéreas.

A decisão vem após o regulador realizar uma fiscalização no aeródromo e encontrar inúmeras irregularidades, que poderiam por em risco a operação de determinados tipos de aeronaves. A medida, que tem caráter provisório, sem prazo determinado, será mantida até que a prefeitura remedie os problemas.

No mês de abril, a Prefeitura do Município informou que iniciaria obras no aeroporto, com o intuito de reaver os voos regulares, no entanto, ainda há muito trabalho a fazer. Dentre os itens identificados por uma fiscalização da ANAC estão, em resumo:

Cerca operacional cortada, com placas cobertas por vegetação e trilhas indicando a presença de pessoas e animais na área de pista. Um cachorro foi encontrado andando pela pista durante a inspeção da ANAC.

– Sinalizações horizontal, de marcação da biruta, de cabeceira, eixo e borda de pista, e de espera, muito desgastadas, inclusive com os números das pistas deteriorados a ponto de poder confundir os pilotos no pouso.

Pista de táxi com defeitos como trincas e desagregação, além de deformações.

Defeitos no pátio de aeronaves.

– Vegetação alta na área operacional. Vala de drenagem obstruída pela vegetação.

Pista de pouso e decolagem com desagregação excessiva e geração de FOD (objetos externos, como pedaços de asfalto, pedras, entre outros), além de asfalto desgastado e aparecendo camadas inferiores. A deterioração afeta toda a extensão da pista.

Acúmulo de pedriscos na lateral da pista.

Como se observa, o trabalho será grande até que o aeródromo tenha condições plenas. A Portaria da ANAC determina que o Rotaer seja atualizado imediatamente a fim de informar aos pilotos das restrições e riscos.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias