Pista ocupada em Congonhas leva à arremetida de avião em missão aeromédica; assista ao momento

O momento do pouso, na segunda aproximação do avião, em cena do vídeo abaixo – Imagem: canal Golf Oscar Romeo

Os pilotos de uma aeronave em missão aeromédica precisaram realizar uma arremetida (desistência da aproximação de pouso) quando chegavam ao aeroporto de Congonhas, na capital paulista, nesta sexta-feira, 14 de abril.

O momento, mostrado no vídeo a seguir, foi captado pela câmera do canal Golf Oscar Romeo do YouTube, que transmite ao vivo, todos os dias, as operações do movimentado aeroporto de São Paulo:

Como visto e ouvido na gravação acima, os pilotos do voo 3030 da Latam foram autorizados a alinhar para decolagem na pista 17R (“uno sete direita”) quando o avião de matrícula PS-MVC (“papa sierra mike victor charlie”) já estava muito próximo do aeroporto em sua aproximação para a mesma pista.

Diante disso, inicialmente os pilotos da Latam foram instruídos a agilizarem o procedimento de alinhamento do Airbus A320 para a decolagem, porém, pouco depois, uma nova instrução foi dada, para que eles livrassem a pista pela taxiway B (“bravo”), à esquerda logo à frente na pista.

Confuso com a mudança repentina de instrução, o piloto solicitou uma confirmação, e então recebeu o reforço de que não iria decolar, mas sim que deveria agilizar para tirar a aeronave da pista através da taxiway B.

Pouco depois, uma nova mudança de instrução ocorreu, agora com a orientação de que a decolagem do voo 3030 estava autorizada, mais uma vez com necessidade de agilização do procedimento.

Por fim, instantes depois, uma nova alteração aconteceu, com a instrução para os pilotos da Latam desconsiderarem a autorização de decolagem e manterem a posição, seguida da instrução para os pilotos do PS-MVC iniciarem o procedimento de aproximação perdida devido à aeronave na pista.

O PS-MVC é um jato bimotor IAI 1124 Westwind da Brasil Vida Táxi Aéreo, empresa especializada em transportes aeromédicos.

Após confirmar a instrução de suspender sua aproximação, o piloto do Westwind ressaltou ao controle de tráfego aéreo que se tratava de uma missão MEDEVAC (sigla para Medical Evacuation), ou seja, um voo de transporte aeromédico (os controladores de tráfego aéreo sempre possuem informação sobre os voos aeromédicos em seus sistemas, para que estes aviões recebam prioridade sempre que possível).

A posição aproximada em que o Westwind estava quando a arremetida foi realizada – Imagem: FlightRadar24

Depois da arremetida, realizada às 15h47 da tarde da sexta-feira, o pouso foi completado na segunda aproximação, cerca de 10 minutos mais tarde, como também mostrado no vídeo acima, com o piloto mais uma vez reforçando se tratar de uma missão MEDEVAC.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias