Pistas do Aeroporto Internacional de Guarulhos mudarão de número

Uma mudança significativa ocorrerá no mês que vem no principal aeroporto do país, quando as pistas irão trocar de número.

Imagem: Delfim Martins / GRU Airport

O Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, é a principal porta de entrada e saída do país, com o maior número de passageiros transportados da América do Sul. Para atender a esse fluxo, o aeroporto tem duas pistas paralelas, de cabeceiras 09L e 27R, e 09R e 27L, respectivamente com 3.700 metros e 3.000 metros de comprimento. Mas esta designação irá mudar.

Os números das pistas refletem parte dos dígitos das proas magnéticas (direção da bússola). No caso a 09L é referente à orientação da cabeceira, que é de 095º e o “L” significa que é a pista da esquerda (Guarulhos tem a pista paralela à direita “R” também).

A bússola sempre aponta para o norte, que tem variações pequenas, mas constantes. No caso, quando verificada a orientação das pistas de Guarulhos, estas variações continuavam dentro da “casa” do 090º, não sendo necessária uma mudança na numeração, mas agora ela já está mais próxima do 100º, o que resultará num ajuste.

Segundo documento publicado pelo DECEA – Departamento de Controle do Espaço Aéreo da Força Aérea Brasileira, a partir do dia 8 de setembro as pistas irão mudar para 10L/28R e 10R/28L, para estarem coerentes com a proa estabelecida pelas aeronaves no pouso ou na decolagem.

Com isso as cabeceiras deverão ser repintadas para a nova numeração, assim como todas as cartas aeronáuticas receberão a nova designação.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias