Início Aeroportos

Pistas do Aeroporto Internacional de Guarulhos mudarão de número

Uma mudança significativa ocorrerá no mês que vem no principal aeroporto do país, quando as pistas irão trocar de número.

Imagem: Delfim Martins / GRU Airport

O Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, é a principal porta de entrada e saída do país, com o maior número de passageiros transportados da América do Sul. Para atender a esse fluxo, o aeroporto tem duas pistas paralelas, de cabeceiras 09L e 27R, e 09R e 27L, respectivamente com 3.700 metros e 3.000 metros de comprimento. Mas esta designação irá mudar.

Os números das pistas refletem parte dos dígitos das proas magnéticas (direção da bússola). No caso a 09L é referente à orientação da cabeceira, que é de 095º e o “L” significa que é a pista da esquerda (Guarulhos tem a pista paralela à direita “R” também).

A bússola sempre aponta para o norte, que tem variações pequenas, mas constantes. No caso, quando verificada a orientação das pistas de Guarulhos, estas variações continuavam dentro da “casa” do 090º, não sendo necessária uma mudança na numeração, mas agora ela já está mais próxima do 100º, o que resultará num ajuste.

Segundo documento publicado pelo DECEA – Departamento de Controle do Espaço Aéreo da Força Aérea Brasileira, a partir do dia 8 de setembro as pistas irão mudar para 10L/28R e 10R/28L, para estarem coerentes com a proa estabelecida pelas aeronaves no pouso ou na decolagem.

Com isso as cabeceiras deverão ser repintadas para a nova numeração, assim como todas as cartas aeronáuticas receberão a nova designação.

Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A
Sair da versão mobile