Plano de Certificação da conversão do Boeing 777-300ER pela Universidade de Wichita é aceito pela FAA

Imagem: Wichita State University

A Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA) concedeu a aceitação do Plano de Certificação para mais um programa de conversão do Boeing 777-300 de passageiros para cargueiro.

O Plano de Certificação visa a aprovação do Certificado Suplementar de Tipo do 777-300ERCF, projeto desenvolvido pelo Kansas Modification Center (KMC) e pelo NIAR WERX, parte do Instituto Nacional de Pesquisa de Aviação da Wichita State University (WSU).

A aceitação indica um acordo sobre especificações de design, modificação e abordagem de certificação para o programa.

Assim, segundo a Universidade de Wichita, a aceitação do Plano de Certificação pela FAA reduz o risco do programa, pois permite que as equipes de projeto e análise no NIAR WERX trabalhem com requisitos estáveis, minimizando a possibilidade de que a autoridade regulatória solicite uma mudança na abordagem de certificação que resulte em grande redesenho do projeto e consequentes atrasos no cronograma.

“A equipe KMC e NIAR WERX alcançou outro marco monumental para o estado de Wichita e o estado de Kansas”, disse o diretor executivo do NIAR WERX, Dave Jones. “Estou mais do que orgulhoso deles e de seus esforços incríveis para atingir consistentemente os marcos críticos do programa.”

Recentemente, o NIAR WERX e o KMC começaram a testar uma porta de carga de demonstração em escala real para a conversão do 777-300ER. Várias outras estruturas de conversão e montagens estão em fabricação.

Imagem: Wichita State University

No ano passado, a Backbone Freighter Leasing confirmou três pedidos firmes para os cargueiros, com entregas em 2024 e 2025, e opções para sete conversões adicionais em 2025, 2026 e 2027. O pedido e as opções totalizam um valor superior a US$ 300 milhões.

O WERX, hangar do Instituto Nacional para Pesquisa em Aviação (NIAR) da WSU, conta com mais de 700 funcionários, incluindo 55 alunos técnicos, atualmente matriculados na WSU Tech e buscando a certificação de mecânica de Fuselagem e Conjunto Motopropulsor.

Imagem: Wichita State University

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias