Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.
No último sábado, apresentamos aqui no AEROIN a novidade da Aerosul, uma empresa que, após cerca de 1 ano desde a certificação como táxi aéreo, está se tornando a mais nova companhia de voos regulares regionais no Brasil.
Agora, trazemos a você, leitor, mais informações sobre todos os planos da empresa paranaense. Para isso, conversamos com o Coordenador de Operações da Aerosul Táxi Aéreo.
Frota
Como havíamos adiantado, a empresa conta atualmente com um avião Cessna C208B Grand Caravan, com capacidade para 9 passageiros, aprovado para suas operações como empresa de transporte aéreo regular. Mas, já vem novidade por aí ainda neste final de ano.
Segundo o coordenador, outro C208B, porém na mais recente versão EX, tem previsão de ser entregue ainda neste final de ano diretamente da linha de produção da Textron, em Wichita, Estados Unidos.
A empresa conta com outros quatro aviões, sendo eles um jato Hawker 400, um turboélice Beechcraft King Air B200, um Beechcraft Bonanza V35B e um Piper PA-31 Navajo. Porém, ao menos por enquanto, eles não estão inclusos nas operações de táxi aéreo e/ou regulares, podendo ser futuramente integrados aos voos conforme a evolução da companhia e a solicitação de aprovação à ANAC.
Nesse momento inicial, no entanto, serão os dois Grand Caravan que comporão a frota regular da Aerosul.
Serviço de bordo
Os planos da companhia aérea são de oferecer uma boa experiência ao cliente, incluindo serviço de bordo com água, refrigerante e snack, tudo já incluso no preço da passagem aérea.
O modelo deve ser semelhante ao utilizado pela Azul Conecta em seus Caravans, em que não há comissários a bordo, já que o número de pessoas a bordo é limitado, de forma que o serviço é disponibilizado antes ou no momento do embarque do passageiro.
Destinos e rotas
Embora, como anunciamos no sábado, a Aerosul tenha sua base em Arapongas (PR), e assim tenha cadastrado em seu processo inicial junto à ANAC esta cidade como partida para voos rumo a Foz do Iguaçu, a companhia nos revela outras cidades nos planos.
As operações regulares serão lançadas a partir de Londrina, tendo um guichê preparado no aeroporto para atendimento aos passageiros. E os clientes da companhia contarão com uma ligação internacional. O Cessna Caravan cumprirá um voo diário de Londrina para Foz do Iguaçu que, em seguida, prosseguirá até Assunção, no Paraguai, fazendo depois também o percurso inverso.
O Coordenador nos informa que os trâmites junto à Direção Nacional de Aeronáutica Civil paraguaia, a DINAC, já estão bastante avançados, enquanto no Brasil só resta que a diretoria da ANAC assine a decisão já aprovada e a Agência publique no Diário Oficial da União.
A expectativa da companhia é de que em janeiro de 2021 os voos já possam ser comercializados e iniciados, a depender das aprovações dos dois países, portanto ainda sem uma data exata definida.
Depois, os passos seguintes planejados pela Aerosul são de ampliação de voos de Londrina para mais 4 destinos na região sul – Lajes (SC), Florianópolis, Curitiba e Porto Alegre -, bem como uma ligação direta entre Florianópolis e Foz do Iguaçu, com o mesmo prosseguimento de Foz até Assunção.
Operações no sudeste também estão na mira da empresa em um segundo momento, embora ainda sem destinos revelados.
Equipe e contratações
Para o planejamento inicial das operações com os dois Cessnas, a Aerosul informa que já tem sua equipe montada, portanto, não deverá fazer contratações de mais colaboradores no curto prazo.
Apenas após a consolidação dos serviços e um consequente início de expansões de malha e de frota é que a companhia buscará ampliar sua equipe.