Plataforma da IATA que ajuda aéreas a gerenciar o risco de turbulência ganha adesão de mais empresas

airplane flying in cloudy evening sky
Foto de Ben Mack via Pexels.com

A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) anunciou um crescente interesse em sua plataforma Turbulence Aware, com seis novas companhias aéreas aderindo ao programa em 2024. Recentemente, Asiana Airlines, British Airways, Scoot e Singapore Airlines juntaram-se a esta iniciativa, que visa aprimorar a segurança e eficiência no manejo da turbulência em voos.

Com o aumento previsto na demanda por viagens aéreas e mudanças nos padrões climáticos, gerenciar a turbulência permanece no centro das preocupações de segurança e eficiência na aviação.

A Turbulence Aware consolida dados anônimos de turbulência provenientes de voos operados pelas companhias participantes. Este relatório de turbulência em tempo real e preciso permite que pilotos e despachantes escolham rotas de voo ótimas, evitando turbulência e voando em níveis ideais para maximizar a eficiência de combustível e reduzir as emissões de CO2.

Willie Walsh, Diretor Geral da IATA, enfatiza que o uso de dados precisos e atualizados do Turbulence Aware auxilia as equipes de voo a evitar ou mitigar os efeitos da turbulência. “A qualidade desses dados melhora a cada nova companhia que contribui para a plataforma. O forte envolvimento das companhias aéreas com o Turbulence Aware é importante, e a chave para melhorar a segurança na aviação é a cooperação”, afirma Walsh.

Além do crescente engajamento das companhias aéreas, o alcance de transmissão de dados da Turbulence Aware está se expandindo através de acordos concluídos com The Weather Company, Lufthansa Systems, PACE TXT, APiJET, BCI e Storkjet no último ano.

Essas empresas agora oferecem acesso aos dados do Turbulence Aware por meio de suas soluções de dados existentes para instrumentos de cabine, planejamento de voo e sistemas de rastreamento de voo. Isso permite que pilotos, despachantes e planejadores de voo recebam dados de turbulência diretamente em seus principais workflows, sem depender de várias telas ou ferramentas.

Lançada em 2018, a Turbulence Aware ajuda as companhias aéreas a mitigar o impacto da turbulência, uma das principais causas de lesões em passageiros e tripulantes. Atualmente, a plataforma da IATA conta com a participação de mais de 25 companhias aéreas, contribuindo e consumindo dados de mais de 2.600 aeronaves.

Em 2023, foram gerados 38 milhões de relatórios. Os dados do IATA Turbulence Aware também são disponibilizados para escritórios meteorológicos para validação e desenvolvimento de modelos de turbulência, bem como para instituições acadêmicas para fins de pesquisa.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias