Pneu de avião pega fogo e passageiros precisam fugir pulando pela asa

Passageiros precisaram sair do avião pela asa e pular até o chão durante uma evacuação de um Boeing 737 na manhã de ontem, na Holanda. O tuíte abaixo, compartilhado pela JACDEC News, mostra imagens do momento em que os ocupantes da aeronave deixam o equipamento.

A evacuação nada tradicional aconteceu com um Boeing 737-800 da empresa holandesa de baixo-custo Transavia, parte do Grupo Air France-KLM. O jato tinha acabado de chegar de Sevilha, na Espanha, e durante o longo táxi no Aeroporto Schipol, em Amsterdã, o trem de pouso da aeronave começou a pegar fogo, mais especificamente no pneu esquerdo do trem principal.

Com o aviso de fogo na aeronave, a tripulação ordenou a evacuação do jato ainda na pista de táxi e acionou as saídas de emergência dianteiras, sob as asas e a traseira. Nesse caso, os passageiros que saíram pela janela de emergência sobre as asas acabaram tendo que pular dali de cima, uma altura aproximada de 3 a 4 metros.

Um fato notado por uma pessoa no Twitter é que, apesar do jato não contar com uma escorregadeira, ao contrário do concorrente Airbus A320, é que os pilotos deveriam colocar o flap na posição mais estendida possível, que é a 40º, durante o procedimento de evacuação, facilitando a descida dos passageiros e formando uma espécie de escorregador.

Apesar disso, nenhum passageiro ficou ferido e as equipes de emergência do Schipol chegaram rapidamente ao local. As causas do fogo ainda não foram reveladas.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

Grande aposta da Airbus, A321 XLR entra na mira de mais...

0
O presidente-executivo da airBaltic, Martin Gauss, reiterou durante entrevista á revista Airways que os jatos Airbus A321neo XLR, de alcance