Pneu deformado leva pilotos a declararem PAN PAN para pousarem um “breguinha”

O Boeing 737-200C envolvido no incidente – Imagem: Airline12 / CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

Uma curiosa ocorrência foi registrada no início deste mês, e agora reportada pela autoridade de investigação, em que um pneu deformado levou à necessidade de um pouso com uma atenção especial.

A situação se desenvolveu com o Boeing 737-200C registrado sob a matrícula C-GTVO, operado pela canadense Chrono Jet, quando estava realizando o voo MBK-797 entre os aeroportos de Iqaluit e Montreal St. Hubert, ambos no Canadá.

Com 3 tripulantes a bordo, o avião, cujo modelo é popularmente conhecido como “breguinha” no Brasil, estava partindo na pista de Iqaluit quando os pilotos sentiram vibrações do trem de pouso, que pararam depois que o conjunto foi retraído.

Eles optaram por continuar o voo com o Boeing 737 até Montreal, e na aproximação para o destino, por precaução, declararam “PAN PAN”, mensagem utilizada quando há uma situação que é urgente, mas, por enquanto, não representa um perigo imediato para a vida de ninguém ou para a própria aeronave. O pouso foi executado sem incidentes.

Segundo o reporte preliminar do órgão de investigação canadense, a manutenção inspecionou o equipamento e descobriu que os pneus do trem de pouso do nariz não estavam perfeitamente redondos.

Os pneus foram substituídos, o trem de pouso do nariz foi inspecionado e lubrificado e a aeronave voltou ao serviço sem novos relatos de intercorrências, mas apenas após cinco dias desde o pouso, conforme dados da plataforma RadarBox de rastreamento online.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Escassez de motores obriga Embraer a reduzir expectativa de produção de...

0
A Embraer anunciou uma redução nas expectativas de entrega dos E-Jets para 2024 devido à escassez de motores e outros desafios