Início Variedades

Poderosa Força Aérea Alemã pinta caça com bandeiras de outros países; saiba o motivo

A Força Aérea Alemã, Luftwaffe, pintou um dos seus caças Eurofighter Typhoon com uma libré especial e vistosa, alusiva a três exercícios de guerra dos quais participará em agosto na Ásia a Oceania. Nas redes sociais, a poderosa força publicou um vídeo mostrando a preparação do avião na oficina de pintura, que resultou nas bandeiras do Japão, Coreia do Sul, Cingapura e Austrália estilizadas nas asas.

O motivo para tal ação deve-se ao fato de que, em 15 de agosto, a Força Aérea Alemã se desloca para a região do Indo-Pacífico com um grupo de várias aeronaves, demonstrando assim sua prontidão operacional: serão seis caças Eurofighters, quatro Airbus A400M e três A330 MRTT (Multi Role Tanker Transport), que terão a tarefa de chegar a Cingapura em apenas 24 horas, cumprindo a missão denominada “Rapic Pacific”.

Da Alemanha, a rota passa pela Itália, Grécia, Israel e Jordânia até Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. Lá os pilotos mudam. A segunda parte do traslado se dá através do Golfo de Omã, na Índia, da Baía de Bengala e Cingapura. Depois disso, o grupo de aeronaves será então transferida para Darwin, onde a Luftwaffe participará de outros dois exercícios internacionais.

Com a subsequente implantação de um grupo na Austrália e a participação em dois exercícios internacionais por lá, a Força Aérea Alemã está testando sua interoperabilidade com os Aliados dentro e fora da OTAN no Indo-Pacífico. 

Durante o exercício de combate aéreo Pitch Black, os Eurofighters praticarão ataques aéreos e defesa em formações com seus parceiros internacionais. Os Eurofighters serão implantados nas funções ar-ar e ar-solo. Depois disso, no exercício de combate naval multinacional Kakadu, os parceiros também treinarão a proteção de navios. Cerca de 250 soldados da Força Aérea estão envolvidos.

Antes de voltar para a Alemanha, as unidades alemãs praticam junto com a Força Aérea de Cingapura e visitam aliados no Japão e na Coreia do Sul. As duas curtas visitas também servem para aprofundar as relações com os parceiros militares. 

Com as Diretrizes do Indo-Pacífico, o Governo Alemão estabeleceu o caminho para o engajamento na região que é importante para os seus interesses. O Ministério da Defesa e a Bundeswehr disseram que apoiam a estratégia de fortalecer as estruturas de cooperação internacional no Indo-Pacífico.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile