Poderosa Força Aérea dos EUA vai voar com aviões mais discretos por motivo de segurança

Com objetivos de aumentar a segurança operacional, a Força Aérea dos Estados Unidos está mudando as marcações de uma parte de sua frota. Recentemente, o Comando de Mobilidade Aérea (AMC) removeu o grande “US AIR FORCE”, número da unidade, registro e outras marcações de identificação de aeronaves de transporte aéreo e tanques das forças armadas.

Com isso, aeronaves como KC-135 e C-130 em operação passaram a ostentar apenas uma pequena bandeira dos EUA na cauda e um medalhão cinza claro da Força Aérea. O comando não entrou em detalhes sobre o motivo da mudança, mas disse que está preocupado com a segurança das missões na era moderna, em especial aquelas em que transporta pessoas importantes ou suporta operações especiais, e sua exposição em tempo real.

Sem citar exemplos, é notória a velocidade das redes sociais nos dias atuais, associado ao fato de todas as pessoas, praticamente, portarem um smartphone com câmeras fotográficas de alta capacidade. Em uma medida de caráter similar, o bilionário Elon Musk, novo dono do Twitter, mandou atualizar as políticas da plataforma para inibir a publicação de rastreamento de voos privados em tempo real.

O AMC não forneceu detalhes a respeito desta mudança, mas disse que a aeronave ainda manterá as marcações exigidas por lei, reportou o Aviation Weekly.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias