Início Aviação Militar

Poderoso avião russo com geometria de asa variável tem segunda unidade modernizada

O segundo exemplar do bombardeiro estratégico russo Tu-160M ​​​​da nova construção (ou modernizado) foi enviado para a estação de teste de voo, enquanto a construção do terceiro protótipo está em andamento. A informação foi relatada à agência estatal de notícias TASS por uma fonte do complexo militar-industrial à margem do show aéreo internacional Aero India 2023, realizado em Bangalore.

“O primeiro avião já fez vários voos. O segundo avião foi enviado para a estação de voo e o terceiro Tu-160M ​​​​está sendo montado”, disse a fonte. A TASS salientou que não tem confirmação oficial desta informação.

No final de 2022, o primeiro Tu-160M, construído do zero, concluiu o programa de testes iniciais de fábrica. Durante os voos, foram realizadas manobras para verificar a estabilidade e controlabilidade da aeronave no ar, o desempenho dos sistemas e motores da aeronave, bem como dos equipamentos eletrônicos de bordo.

O programa para a reprodução da aeronave Tu-160 na forma modernizada do Tu-160M ​​​​foi lançado por decisão do presidente russo Vladimir Putin. 

Como parte da implementação do programa sob contrato entre o Ministério da Indústria e Comércio da Rússia e o escritório de design Tupolev, a documentação do projeto da aeronave Tu-160M ​​​​foi totalmente digitalizada em pouco tempo, a tecnologia para soldagem a vácuo de produtos de titânio foi restaurado, a produção de unidades de estrutura de aeronaves foi retomada e uma nova cooperação foi formada por empresas industriais avançadas de metalurgia, construção de aeronaves, engenharia mecânica e fabricação de instrumentos.

O Tu-160 é considerado por muitos como a maior e mais poderosa aeronave supersônica com geometria de asa variável na história da aviação militar. Suas linhas e cor lhe renderam o apelido de “Cisne Branco”.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile