
A Delta Air Lines parece ter suspendido o lançamento de uma controversa nova ferramenta de reconhecimento, prevista para enviar aos passageiros um e-mail pré-voo com o primeiro nome dos pilotos e comissários de bordo de seus voos.
Acompanhando o e-mail, os passageiros também teriam a oportunidade de dar feedback específico sobre o serviço dos profissionais de bordo, mas a Delta disse que apenas encaminharia feedback positivo ou elogios aos tripulantes.
Os comissários de bordo, porém, não parecem ter sido avisados sobre a ferramenta até que ela foi lançada e, ao que parece, a reação foi imediata, relata o site PYOK, especialista em temas relacionados com tripulação de cabine.
Como medida complementar e para amenizar os pedidos dos profissionais, especificamente para que se pudessem excluir do envio do e-mail, a Delta adicionou um processo de opção (opt-in).
Not sure how @Delta can give out employee names. For reasons like this I’m so glad to be retired. #safety #security #travel https://t.co/0Cv2lY0DRI
— Karlene Petitt (@KarlenePetitt) May 28, 2023
Contudo, no memorando da Associação de Comissários de Bordo (AFA-CWA), a entidade responsável pela representação dos profissionais não sindicalizados da Delta, forneceu sua posição de que a ferramenta de reconhecimento representava uma violação de privacidade e aumentava os riscos potenciais às tripulações.
“A realidade é que esta é uma tentativa velada de administrar os profissionais sem estar na aeronave, sem que os comissários sejam consultados”, afirmou o sindicato. A companhia aérea respondeu às críticas esclarecendo que os e-mails enviados aos clientes eram vinculados a um site seguro e que só o primeiro nome dos tripulantes seria compartilhado, no mesmo modelo do que é feito com os uniformes dos comissários de bordo.
No entanto, diante das preocupações levantadas, a Delta decidiu suspender o lançamento da ferramenta. A companhia aérea, por sua vez, não deu detalhes sobre quando ela voltará a ser disponibilizada.