Político europeu está sendo criticado por suas múltiplas viagens com a Qatar Airways

Um importante funcionário da União Europeia, Henrik Hololei, está no centro das atenções da mídia europeia por ter aceitado voos gratuitos oferecidos pelo governo do Catar a bordo de aeronaves da Qatar Airways enquanto sua equipe negociava um acordo de aviação vital para a companhia aérea.

Hololei, diretor-geral do departamento de mobilidade e transporte da Comissão Europeia, voou de graça na classe executiva nove vezes entre 2015 e 2021. Seis desses voos ocorreram durante as negociações do acordo de aviação União Europeia-Catar, que foi assinado em outubro de 2021, mas ainda precisa ser ratificado por todos os Estados-membros antes de entrar em vigor.

Embora Hololei tenha recusado comentar as conclusões do Politico, um porta-voz da Comunidade Europeia disse que, normalmente, a instituição paga as despesas, mas “em certos casos, terceiros podem se oferecer para cobrir a totalidade ou parte delas”. Nesses casos, é necessário preencher formulários de potenciais conflitos de interesses.

Com base em dados da lei de transparência de informações, o Politico descobriu que Hololei pegou voos gratuitos da Qatar Airways também para outros eventos como a reunião da Arab Air Carriers Organization (AACO) e da CAPA.

A Qatar Airways confirmou ao Politico que pagou as passagens de classe executiva, “como é habitual quando solicitado pelos organizadores de tais eventos”, enquanto a AACO e a CAPA disseram que providenciar transporte para os palestrantes, cortesia dos patrocinadores dos eventos, é uma prática padrão.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias