Polonesa LOT se torna a segunda maior operadora de aviões Embraer na Europa

A companhia aérea polonesa LOT ultrapassou uma empresa francesa e hoje é a segunda maior operadora de jatos brasileiros na Europa.

Divulgação – Embraer

A empresa de bandeira da Polônia tem longa história com os aviões da Embraer, tendo começado a operar os jatos brasileiros em 1999 com a introdução do ERJ-145, primeiro jato da fabricante de São José dos Campos. De lá para cá, a parceria só aumentou, com compras diretas da fábrica e também de aviões usados. Atualmente, é a única empresa no mundo a operar simultaneamente todos os modelos de jatos E-Jets de primeira geração, contando com o E170, E175, E190 e E195 na frota.

Como curiosidade, as últimas adições têm sido de jatos conhecidos do público brasileiro, já que voavam antes na brasileira Azul Linhas Aéreas, companhia que tem disponibilizado seus aviões mais antigos, na medida em que renova sua frota com os novos E195 E2, de maior capacidade e mais econômicos. As aeronaves eram tão necessitadas na Polônia que foram para lá ainda com o mapa do Brasil na cauda, símbolo da Azul.

Agora, segundo a própria Embraer anunciou, mais um jato chegou, levando o número de aeronaves brasileiras na LOT para 40 aeronaves, superando a francesa Air France Hop!, mas ficando ainda atrás da holandesa KLM, que tem 49 aviões brasileiros.

Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

Estatal venezuelana Conviasa anuncia voos inéditos para a China com escala...

0
A partir de 30 de julho, a Conviasa operará voos entre a Venezuela e a China com escala técnica no Irã. A estatal terá um serviço direto entre