Polônia concorda em ceder todos os seus caças MIG-29 para a Ucrânia usar na guerra

A Polônia concordou em entregar todos os seus 23 caças MIG-29 a uma base aérea dos EUA “imediatamente e gratuitamente” como parte de um plano para fornecer aeronaves aos ucranianos, disse a agência Reuters. Washington está analisando a proposta sob a qual a Polônia forneceria à Ucrânia caças da era soviética e, por sua vez, receberia F-16 americanos para compensar sua perda.

Em um comunicado, o Ministério das Relações Exteriores da Polônia disse: “As autoridades da República da Polônia, após consultas entre o presidente e o governo, estão prontas para enviar – imediatamente e gratuitamente – todos os seus jatos MIG-29 para a Base Aérea de Rammstein e colocá-los à disposição do governo dos Estados Unidos da América.

Ao mesmo tempo, a Polônia solicita aos Estados Unidos que forneça aeronaves usadas com capacidades operacionais correspondentes.

Segundo a reportagem, ao fazer isso, a Polônia deixa na mãos dos Estados Unidos a missão de entregar os caças aos ucranianos para que usem na guerra. A Rússia, por sua vez, advertiu aos demais países que qualquer ataque iniciado fora da Ucrânia será interpretado como participação no conflito.

Desta feita, os caças necessitarão pousar na Ucrânia e depois decolar para sua missão.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias