Polônia pode fornecer caças para Ucrânia usar contra a Rússia na guerra, mas quer garantia

A chegada de caças pra reforçar o lado ucraniano do conflito com a Rússia ainda pode acontecer, mas depende dos EUA e da OTAN.

MiG-29 da Polônia © Julian Herzog

A ida dos caças da Bulgária, Eslováquia e Hungria acabou sendo barrada pelos governos locais, que apesar de estarem ajudando a Ucrânia, não querem se envolver demais no conflito e, principalmente, não querem desfalcar a sua própria Força Aérea. A Polônia, por outro lado, tem sido o país mais solidário, seja pela proximidade ou histórico similar (de ter sofrido na invasão nazista e soviética), ainda considera ceder os caças, mas quer garantias.

Segundo o portal POLITICO, quatro oficiais dos EUA confirmaram que o país não se opõe que os MiG-29, modelo em comum com os pares ucranianos, seja enviado para o outro lado da fronteira.

O “porém” é que os poloneses querem a garantia de que, ao enviar os caças, os EUA entreguem mais caças Lockheed Martin F-16 Fighting Falcon, já operados pela Polônia, para cobrir o espaço deixado pelos MiGs, seja de maneira temporária ou permanente.

F-16C Block 52 da Polônia © U.S. Air Force photo by Staff Sgt. Jonathan Snyder

Atualmente a Força Aérea da Polônia conta com 48 caças F-16C/D Block 52, considerado os mais modernos da europa, e também tem 29 unidades do modelo russo MiG-29.

O que estaria impedindo o negócio seria a aprovação dos outros membro da OTAN desta medida, além de que os possíveis caças F-16 disponíveis têm alguns sistemas diferentes que os Block 52 poloneses e precisam passar por aprovação do governo americano para serem exportados, assim como qualquer outra compra, inclusive a do F-18 que o Brasil acabou não escolhendo.

Outro ponto seria a base legal que os EUA usariam para entregar caças ativos ou até do seu estoque, de maneira emprestada para outros países. No passado recente, as vendas eram feitas via FMS (financiamento militar) ou ajuda em pacotes já aprovados pelo congresso, mas todas com a finalidade de transferência permanente

A Polônia, por sua vez, nega, como mostra o tuíte abaixo.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

Emirates coloca menu e programação especial a bordo de seus aviões...

0
Comemorando a Páscoa católica, em março, e da Páscoa ortodoxa, em maio, a Emirates servirá o tradicional cordeiro e uma variedade