Polônia quer comprar turboélices SAAB para servirem de avião radar

Os poloneses continuam se armando e agora já têm planos para terem um avião radar para alerta aéreo antecipado.

Foto de Bene Riobó

O porta-voz da Agência de Compra de Armas da Polônia, Krzysztof Płatek, informou que o país iniciou negociações com a sueca SAAB para a compra de dois aviões turboélice 340 AEW&C.

A aeronave é derivada do turboélice civil SAAB 340, que completou 40 anos do seu voo inaugural este ano e teve o Papa dentre um dos primeiros passageiros. Levando até 34 passageiros na versão 340B e 58 pessoas na versão 2000, é um turboélice de sucesso limitado mas que está em operação até hoje.

Um dos operadores é a própria Suécia, que modificou dois de seus 340B para a função de alerta aéreo antecipado, colocando um radar na parte de cima da aeronave, capaz de detectar aviões a muitos quilômetros de distância, aumentando a proteção do país nórdico.

Estes aviões turboélices darão baixa em breve e serão substituídos pelo SAAB GlobalEye, que é uma versão altamente modifcada pela própria fabricante sueca do jato executivo canadense Bombardier Global 6000.

Atualmente, a Polônia não conta com nenhum avião nesta função e dado o incremento em seu arsenal, temendo uma invasão da Rússia ou até a necessidade de dar apoio direto à Ucrânia, não quer ficar sem um avião nesta função essencial.

Krzysztof informou que esta compra não substituirá o projeto de ter aviões mais avançados e modernos na função de radar aéreo no futuro.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias