Início Variedades

Popular no interior do Brasil, turboélice ATR chega ao Flight Simulator

Chegou hoje ao Microsoft Flight Simulator os turboélices regionais ATR, que se popularizaram no voos para o interior do Brasil.

Divulgação – Microsoft

O ATR, que abreviação para “Regional Transport Aircraft” (Aeronave de Transporte Regional) tanto em francês quanto italiano, foi formada através dos esforços combinados da Aerospatiale (hoje conhecida como Airbus), da França, e da Aeritalia (agora conhecida como Leonardo), da Itália, especificamente para criar esta aeronave. A linha ATR tem visto uma ampla gama de usos, incluindo passageiros comerciais, cargas e militares.

No Brasil seu uso é antigo, começando pela Total e Trip, hoje utilizados pela Azul e VoePass, dominam os voos regionais para o interior do país, e em cidades que nunca tiveram voos comerciais ou que nenhum outro avião consegue chegar.

O ATR

Divulgação – Microsoft

O ATR é um avião bimotor com turboélice de asa alta, que pode acomodar até 50 passageiros. Ele fez seu primeiro voo em março de 2010 e foi colocado em serviço no final de 2012. Distinto na aparência com linhas e curvas elegantes, possui desempenho puro-sangue no ar e pode operar em uma ampla variedade de aeródromos.

O 42-600 é uma iteração avançada do ATR 42, uma família de aviões regionais concebidos pela primeira vez no início de 1980. Nomeado de “42” por causa do número de assentos da versão original, a aeronave foi projetada para ser uma fuselagem altamente eficiente otimizada para linhas suburbanas. Já o 72 é a versão alongada do modelo, levando em média 72 passageiros.

Operado por uma tripulação de dois pilotos, apresenta um cockpit digital avançado com telas de LSD, cabine espaçosa e eficiência e desempenho aprimorados em relação aos seus antecessores. Ambos os modelos são alimentados por dois motores Pratt & Whitney Canada PW127XT-M, cada um fornecendo 2.400 cavalos de potência a uma hélice de 6 pás no 42-600 e 2.750 cavalos de potência para hélices Hamilton Standard de 6 pás no 72-600.

A aeronave embora não seja designado como aeronave STOL (decolagem e pouso curtos), possui excelente campo curto e desempenho em altitude de alta densidade, com decolagem de 1,1 km ao nível do mar, totalmente carregado. Tem um alcance de 1.343 km e uma velocidade de 555 km/h. Já o 72 tem 1.367 km, um teto de serviço de 7,6 km acima do nível do mar e uma velocidade de 515 km/h.

O ATR 42-600 vem com três pinturas no Flight Simulator:

  • ATR House Livery F-WWLY
  • Air Saint Pierre F-ORLB
  • Silver Airways N405SV

O ATR 72-600 vem com cinco pinturas:

  • ATR House Livery F-WWEY
  • Silver Airways N703SV
  • Air Tahiti “RA’IREVA” F-ORVV
  • Air Tahiti “TAPUATA” F-ORVR
  • Air Tahiti “TE ANUANUA” F-ORVT

Os aviões ATR 42-600 e 72-600 já estão disponíveis como um pacote na loja do jogo Microsoft Flight Simulator por R$74.95.

Pela Assessoria de Imprensa da Microsoft