Populares acham avião abandonado na beira da estrada e com prefixo apagado em RO

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Foto – Polícia Federal

Um avião modelo Cessna Skylane acidentou-se na zona rural de Cacoal (RO) e, segundo o relatório registrado pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos do Brasil (CENIPA), foi encontrado por populares numa pequena estrada de terra após realizar um pouso forçado numa estrada de terra.

A Polícia Federal foi chamada, já que a aeronave possuía matrícula apagada e não tinha um plano de voo registrado. Os dois ocupantes teriam fugido num veículo roubado ali próximo, segundo relataram testemunhas.

No interior da aeronave, os policiais encontraram cerca de 420 kg de drogas, provavelmente vindas da Bolívia, cuja fronteira fica a cerca de 200 km dali. Mais tarde, a aeronave foi identificada com a matrícula PR-MSF.

Uma matéria feita com vídeos do local pelo Planeta Folha (veja o vídeo abaixo), mostra os danos substanciais sofridos pela aeronave, que teria caído sozinha, sem que houvesse intervenção da Força Aérea Brasileira, por exemplo.

FAB interceptou ao menos dois no mês passado

No mês passado, a Força Aérea Brasileira (FAB) interceptou, em operações simultâneas, duas aeronaves classificadas como suspeitas, segundo informações de inteligência da Polícia Federal (PF)reforçando a capacidade de monitoramento e atuação na fronteira. As ações, realizadas em conjunto com a PF, envolveram quatro caças A-29 Super Tucano da FAB e um E-99, além de todo o Sistema de Defesa Aeroespacial Brasileiro (SISDABRA).

Na primeira ação, uma aeronave monomotormodelo EMB-720 Minuano, foi interceptada a nordeste de Campo Grande (MS). O monomotor foi abordado por um A-29 e passou pelos procedimentos de averiguação e persuasão. A aeronave foi escoltada até o pouso obrigatório em Rondonópolis (MT), onde a Polícia Federal assumiu as ações. Os pilotos da aeronave foram presos em flagrante e 450 kg de cocaína foram apreendidos.

Na segunda ação, um bimotor B-58 Baron foi interceptado a sudoeste de Campo Grande (MS), sendo orientado a pousar em Três Lagoas (MS). O bimotor não cumpriu as determinações dos órgãos de Defesa Aérea e evadiu-se, realizando pouso forçado em campo não preparado, localizado em Invinhena (MS), com cerca de 700 kg de cocaína a bordo.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias