Início Variedades

Por dentro e por fora do primeiro Airbus A321neo militar do mundo, que foi entregue hoje

Foto: Luftwaffe

Nesta quinta-feira (23), a Força Aérea Alemã (Luftwaffe) recebeu seu primeiro Airbus A321LR. A aeronave, que levará o número tático 15+10, foi configurada pela equipe Lufthansa Technik e terá uma capacidade de até 136 passageiros. Ao todo, são dois exemplares encomendados pelo governo alemaõ.

Num primeiro momento, seu emprego estará focado no transporte de tropas e passageiros, em missões táticas especiais. No futuro, no entanto, também poderá ser convertido para transportar feridos e doentes, ou seja, para as chamadas missões de evacuação médica. Tendo isso em vista, a Lufthansa Technik já fez preparativos, com a instalação do suprimento de oxigênio a bordo. Por fim, também entregará doze unidades de transporte de pacientes com macas e aparelhos, para serem instaladas na cabine.

O tenente-general Ingo Gerhartz está à frente do programa do novo Airbus A321. Durante o evento de recebimento da aeronave, ele lembrou que “em 30 de novembro de 2018, a Força Aérea não conseguiu levar a então chanceler Angela Merkel à cúpula do G20 em Buenos Aires. O primeiro A340 em que a chanceler estava teve que fazer um pouso de emergência em Colônia devido a problemas elétricos. O segundo não estava disponível devido ao tempo de serviço da tripulação. Finalmente, a chanceler teve que viajar para a Argentina em voo regular com a Iberia”.

Como resultado disso, a Alemanha resolveu trocar toda sua frota de aeronaves VIP por jatos mais modernos. Assim, foi concebida a ideia dos três Airbus A350-900, mas abriu também espaço para a compra de dois A321neo, que é recebido agora.

Abaixo, estão algumas fotos da aeronave por dentro fornecidas pela Lufthansa Technik.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile