Por dentro e por fora: conheça o primeiro Airbus A350 da Azul Linhas Aéreas

Batismo do jato em frente ao hangar

Conforme visto ao longo dessa semana, a Azul Linhas Aéreas deu um grande passo em sua história com o recebimento do primeiro exemplar do Airbus A350-900, o maior avião a fazer parte de sua frota.

Após pousar no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte no meio da semana, onde cumpriu os trâmites de nacionalização junto aos órgãos competentes, o A350 decolou na tarde desta sexta-feira, 16 de setembro, para o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas/SP, principal base da companhia.

Após um curto voo de aproximadamente uma hora, o jato A350-900 batizado de “50 também é Azul” tocou o solo campineiro pela primeira vez, e uma saudação o aguardava em frente ao hangar de manutenção da companhia:

Após as saudações e o encanto dos colaboradores da companhia aérea que presenciavam a cena, o jato foi estacionado no pátio para visitação dos presentes. Ainda com matrícula francesa F-WTAO, a aeronave de número de fabricação (MSN) 168 deve em breve ganhar o registro brasileiro PR-AOY.

A350-900 XWB

Com capacidade para 334 passageiros, a estrutura do A350 possui mais de 70% da sua composição em itens de última geração, como compósitos, titânio e ligas de alumínio modernas, resultando em uma aeronave mais leve e econômica, o que aumenta a sua eficiência técnico-operacional.

Ainda não foi oficialmente anunciado pela Azul quais rotas serão realizadas pela aeronave, bem como qual será o serviço de bordo servido para os passageiros. No entanto, atualmente a aeronave está com uma configuração de 334 assentos, sendo 33 na classe executiva e 301 na econômica.

Conforme visto no vídeo acima e também em fotos mais abaixo, os assentos estão dispostos em fileiras de 3-3-3, ou seja, três assentos nas laterais e mais três no centro, entre os corredores. Na executiva, a disposição é a 1-2-1. Ainda há uma sequência de 13 fileiras, também com 9 assentos (3-3-3), com cores diferentes da econômica, o que sugere ser uma classe de serviço diferenciado.

Substituição

A330-200 à esquerda – A350-900 à direita

De acordo com o presidente da Azul, John Rodgerson, o A350 não será utilizado para ampliação de frota, mas sim, faz parte do plano de renovação da companhia. Ele irá substituir as aeronaves A330ceo (A330-200).

Estamos muito felizes em apresentar esta novidade aos nossos Clientes, Tripulantes e parceiros. O Airbus A350 é uma das aeronaves mais modernas existentes, o que vai trazer muito mais conforto para nossos clientes e mais eficiência em termos de consumo de combustível e emissão de CO2, trazendo redução no custo por assento quando comparado às aeronaves A330ceo, que hoje fazem os voos de longo curso da Azul”.

 Veja mais fotos da aeronave:

Assentos da classe econômica

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias

Em Guarulhos, Prefeitura já prestou atendimento a mais de 640 afegãos...

0
De janeiro até o último dia 23 de setembro a Prefeitura de Guarulhos atendeu 648 afegãos que chegaram ao Brasil pelo