
A Embraer está avançando com planos para estabelecer sua subsidiária na Índia, localizada em Nova Délhi, até junho de 2025. Essa iniciativa está alinhada com os esforços da Embraer em colaboração com seu parceiro indiano, Mahindra Defence, para oferecer o avião de transporte C-390 Millennium à Força Aérea Indiana (IAF).
A IAF está avaliando o C-390 Millennium como uma Aeronave de Transporte Multifunção (MTA) para atender à sua necessidade de aeronaves versáteis e de alto desempenho. As capacidades do C-390 se ajustam bem aos requisitos operacionais da IAF, que planeja substituir sua frota envelhecida de aeronaves de origem russa, como o Antonov An-32 e o Ilyushin IL-76.
Como reportou o MRO Business Today, durante uma coletiva à imprensa na Aero India 2025, Bosco da Costa Junior, Presidente e CEO da Embraer Defesa e Segurança, destacou a importância de estabelecer a Índia como um centro regional para aeronaves de transporte tático.
“A Embraer planeja montar e, possivelmente, exportar C-390, caso ganhe o contrato para as suas necessidades de Aeronaves de Transporte Médio (MTA)”, comentou da Costa.
Além da montagem local, a proposta da Embraer para o MTA envolve uma colaboração mais ampla que abrange treinamento, manutenção, reparo e operação (MRO), transferência de tecnologia e pesquisa e desenvolvimento (P&D). “A proposta da Embraer ajudará a Índia a promover sua autossuficiência em defesa, fortalecer a indústria de defesa indiana, reduzir as importações e dar suporte à exportação da indústria”, acrescentou.
Sankalp Shrivastava, chefe de Defesa da Embraer Índia, ressaltou que a localidade é um aspecto fundamental na oferta do C-390 feita pela Embraer para a Índia.
Atualmente, a Embraer opera mais de 40 aeronaves e 11 tipos diferentes de aviões na Índia nos segmentos de defesa, aviação comercial e jatos executivos, refletindo a diversidade do portfólio da empresa no país.
Isso inclui o Legacy 600, utilizado pelo governo e por VIP da Força Aérea Indiana (IAF) e da Força de Segurança de Fronteira (BSF), bem como a aeronave de alerta e controle aéreo Netra, baseada na plataforma ERJ-145, operada pela IAF.
A Star Air, uma das maiores companhias aéreas regionais do país, opera exclusivamente com aeronaves Embraer, contando com uma frota composta pelos modelos E175 e ERJ-145.