Por falta de aviões, TAP Express aluga jatos Embraer 190, um deles ex-Azul Linhas Aéreas

Embraer 190 da TAP Express – Imagem: Clément Gruin / CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

Com a aproximação do verão europeu, a Portugália Airlines, também conhecida como TAP Express, subsidiária da TAP Air Portugal, investe em sua frota por meio de mais dois a quatro aviões temporariamente alugados.

De acordo com informações do português Jornal de Negócios, o lease (arrendamento) funcionará por meio de um contrato ACMI, sigla para aircraft, crew, maintenance and insurance, ou seja, que inclui, além da aeronave, também o fornecimento de tripulação, manutenção e seguro por parte da empresa dona do equipamento.

Segundo as informações acessadas com exclusividade pelo site, inicialmente serão entregues à companhia duas aeronaves brasileiras Embraer E190. Uma delas, que já teve sua matrícula divulgada (CS-TPZ), está confirmada como ex-Azul Linhas Aéreas. Após o início das operações com as aeronaves nos dias 9 de abril e 28 de maio, elas ficarão na frota da companhia até o final de agosto.

O agora CS-TPZ foi fabricado em 2009 e entregue à Azul sob a matrícula PR-AZF, onde permaneceu operando até março de 2019. Foi então estocado e assim mantido até o começo deste mês de março de 2022, sendo então levado de Macon, nos Estados Unidos, para Alverca, em Portugal.

Vale pontuar que a companhia está passando por um plano de crescimento também por meio de leasing, mas a entrega das aeronaves encontra-se atrasada por parte das empresas que vão realizar a locação. Caso o lease dessas duas aeronaves não fosse realizado, muito provavelmente a companhia não conseguiria realizar a campanha de verão com total êxito.

O ministro das Infraestruturas e Habitação de Portugal, Pedro Nuno Santos, ressaltou durante a apresentação do plano de reestruturação da TAP, em 2020, que iria “reforçar a frota dos aviões [da TAP Express] para o dobro”, descontinuando sua frota de turboélices ATR e ficando com 13 Embraer, ou seja, duplicando a frota de Embraer da Portugália para 26 unidades.

Atualmente a companhia regional tem 8 aviões ATR-72, sendo 4 parados e 4 em operação; 9 aviões E190 – além dos dois acima descritos sendo incorporados; e 4 E195. Todos os jatos Embraer e seis dos ATR-72 operaram antes na Azul Linhas Aéreas.

Arthur Gimenes Prado
Arthur Gimenes Prado
Estudante do Ensino Médio, foi repórter e comentarista na TV Cultura Paulista e Rádio Morada do Sol FM, em Araraquara/SP cobrindo o esporte local. Também conta com passagem como colunista no Portal do Andreoli e fez participações especiais na Record News, Rádio CBN, EPTV e RedeTV!ES. Atualmente também atua na área de assessoria parlamentar na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP) como estagiário.

Veja outras histórias

Atlas Air alocará outro Boeing 777F para a YunExpress levar compras...

0
Aprofundando o relacionamento de sucesso entre a Atlas e a YunExpress, este segundo 777F entrará em serviço para e empresa chinesa em abril e