Enquanto uma companhia aérea árabe anuncia sua chegada em Lisboa, outra desiste de retornar para a capital portuguesa.

Enquanto a chegada da Etihad Airways foi bastante comemorada, colocando uma concorrência com a vizinha Emirates, uma outra empresa da região do Golfo Pérsico acabou por decidir não voltar, ao menos por enquanto, para o Aeroporto Portela.
A Qatar Airways iniciou as operações entre Doha e Lisboa em 2019, mas suspendeu em 2020 devido à pandemia. Os planos da empresa eram retornar os voos no verão europeu deste ano, mas, devido a falta de disponibilidade nos horários pretendidos pela empresa, desistiu de voar para Portugal, como informa o Jornal de Notícias.
Antes mesmo da pandemia a superlotação do Aeroporto de Lisboa era algo visível, e tanto a população como as companhias aéreas cobravam do governo português uma solução definitiva do problema, que fazia com aeronaves ficassem muito tempo esperando para decolar ou para liberar um portão para desembarcar os passageiros.
As soluções apontadas eram a transferência de voos para Montijo, onde hoje tem uma Base Aérea e poderia ser utilizada como novo aeroporto para a capital, na outra margem do Rio Tejo. Mas até o momento nenhum projeto vingou e a volta dos voos no pós-pandemia está deixando novamente a situação crítica em Lisboa.